one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Julio Cesar vai em direção à bola no pênalti decisivo do chileno Jara, que não marcou e classificou o Brasil para as quartas de final

Imagem:

Compartilhar:

Brasil vence Chile nos pênaltis em jogo dramático

Criado em 28/06/14 06h34 e atualizado em 02/01/15 15h30
Por Luiz Claudio Ferreira Fonte:Portal EBC

Foi com direito a sufoco,  drama e expectativa até o último pênalti. O Brasil está nas quartas de final da Copa do Mundo. Foi um jogo de oitavas de final que ninguém esperava. O Brasil não jogou bem contra o Chile neste sábado (28), no Mineirão, empatou em 1 a 1 no tempo regulamentar e não conseguiu fazer gol na prorrogação. Nos pênaltis, venceu por 3 a 2. Agora, espera o vencedor de Colômbia e Uruguai para o jogo das quartas-de-final na próxima sexta-feira (4), em Fortaleza. 

Acompanhe a cobertura da EBC na Copa do Mundo

O jogo

 O Chile iniciou a partida com a marcação avançada, o que dificultou o toque de bola no meio do Brasil. Os visitantes tinham mais posse de bola, o que assustava em jogadas pelas laterais. Somente depois de 10 minutos do jogo, a seleção da casa melhorou o passe e acertou a defesa. Com isso, os talentos individuais brasileiros começaram a aparecer. Marcelo, pela esquerda, fazia boa parceria com Neymar. A seleção passou a sofrer faltas perto da área. Em duas jogadas seguidas, Bravo teve que intervir. O goleiro chileno espalmou para fora falta batida por Hulk. O próprio atacante brasileiro cobrou o escanteio, a bola passou por toda a área e chegou em David Luiz, que, mesmo marcado por Jara, fez o primeiro para o Brasil.

O gol tranquilizou o time, mas o Chile partiu para cima. O Brasil recuou e demorou para criar outras chances. Bolas chegavam em Neymar apenas em profundidade. Mas a pressão chilena deu certo num erro na defesa brasileira, aos 31 minutos. Após batida de lateral pela esquerda, Hulk não conseguiu devolver para Marcelo. Vargas roubou e tocou dentro da área para o artilheiro Alexis Sanchez, que não perdeu a chance. Ele tirou a marcação de Thiago Silva e chutou para empatar a partida. O lance abalou o time brasileiro, que só voltou a criar aos 35, quando Daniel Alves fez bom cruzamento para Neymar que cabeceou. A bola passou raspando a trave esquerda de Bravo. A jogada voltou a animar a torcida e o time. 

O craque brasileiro criava boas chances, mas, bem marcado, demorava para finalizar e optava por cruzamentos ou um passe a mais. Fred não fazia novamente uma boa partida e perdeu chances aos 41 e aos 42 dentro da área. Antes do primeiro tempo acabar, o Chile criou ainda mais um perigo quando Luiz Gustavo saiu jogando errado e quase Alexis Sanchez conseguiu concluir dentro da área. “O Brasil recuou demais e o Chile está mais agrupado e organizado”, comentou Waldir Luiz para as Rádios EBC. Já Orlando Duarte também opinou que, em um jogo como esse, não se pode errar tanto. 

Segundo tempo

O Brasil começou a etapa final com as mesmas dificuldades do início. O Chile marcava bem e o Brasil não conseguia finalizar. Neymar não fazia a diferença, como nos outros jogos e o meio de campo era dominado pela equipe visitante. O Brasil achou uma boa jogada aos nove minutos com um lançamento de Marcelo para Hulk, que chegou na cara do gol e, mesmo chutando fraco, a bola entrou no canto direito. O juiz inglês Howard Webb entendeu que o atacante brasileiro dominou com o braço. Os brasileiros reclamaram bastante.

A partir desse momento, o Chile tinha controle da partida, acuava o time brasileiro que errava bastante e não criava. Felipão trocou duas vezes: Jô entrou no lugar de Fred (vaiado) e Ramires, no de Fernandinho, que saiu mancando.  A posse de bola era de 55% para o Chile, e 45% para o Brasil. 

O Chile, aos 19 minutos, quase virou o jogo quando Aranguiz saiu na cara do gol de Julio Cesar. O goleiro brasileiro fez impressionante defesa e mandou para escanteio. A seleção só voltou a levar perigo aos 31 minutos em uma jogada de Hulk. Ele cruzou para a área, mas Jô não chegou na bola. Era a melhor chance até aquele momento. Neymar estava bem marcado e desaparecido em campo. Só conseguiu concluir quando foi lançado dentro da área e cabeceou em cima do goleiro Bravo.

O Brasil e a torcida acordaram no final do segundo tempo. Hulk, aos 37 minutos, driblou dois chilenos e bateu bem. Bravo espalmou e salvou o Chile. Os visitantes passaram a diminuir o ritmo e esperar a prorrogação, mas ainda tentaram acuar. O tempo regulamentar acabou com o Chile mandando no jogo, mesmo com 50% de posse de bola para cada lado.  “Há muito tempo, eu não via a seleção jogar tão mal. Nada deu certo”, comentou Waldir Luiz.

Prorrogação

Na primeira boa jogada, Hulk arrancou pela esquerda, sofreu falta e pediu garra à seleção e apoio à torcida. Mas o Brasil tinha as mesmas dificuldades com o Chile de forte marcação. A bola chegava em Jô, mas também não conseguia sair da perseguição dos zagueiros. Aos nove, teve boa chance, mas chutou fraco. O Brasil era melhor no primeiro tempo da prorrogação e tinha as melhores chances com Hulk, com mais iniciativa. Aos 11, por exemplo, driblou três e chutou forte. Bravo fez mais uma ótima  defesa, espalmando para o lado.

No tempo final da prorrogação, William voltou no lugar de Oscar. E Neymar voltou a fazer uma boa jogada no primeiro minuto, quando arrancou pela esquerda e cruzou para Jô. A zaga afastou. No escanteio, o atacante brasileiro subiu mais alto que todos, mas cabeceou para fora. O Chile passou a segurar o resultado e jogadores caíam em campo. O cansaço fazia a diferença para as duas equipes. O Brasil pressionava, mas não conseguiu entrar na defesa chilena.

No final do segundo tempo, foi o Chile que assustou. Pinilla aproveitou saída errada brasileira e arriscou de fora. Chute forte foi ao travessão. Fez-se silêncio no Mineirão.Restava as esperanças dos penaltis.

Nas cobranças, David Luiz, Marcelo e Neymar marcaram, Julio Cesar defendeu os chutes de Pinilla, de Alexis Sanchez. Jara bateu na trave para acabar o drama da torcida brasileira.

Ficha do jogo

28 de junho de 2014

Tempo regulamentar: Brasil 1 X 1 Chile 

Pênaltis: Brasil 3 X 2 Chile

Brasil: Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho (Ramirez), Oscar; Hulk, Fred (Jô) e Neymar.

Chile: Bravo, Jara, Medel (Rojas), Silva; Isla, Díaz, Aranguiz, Vidal (Pinilla), Mena; Sánchez e Vargas (Gutierrez).

Árbitro: Howard Webb (ING)

Auxiliares: Michael Mullarkey e Darren Cann (ING)

Cartões amarelos: Hulk, Luiz Gustavo, Jô e Daniel Alves (Brasil); Mena, Francisco Silva e Pinilla (Chile)

Gols: David Luiz, aos 17 min, e Alexis Sánchez aos 31 min do 1º tempo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário