one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jogadores da seleção chilena comemoram o gol de Aranguiz que ampliou o placar para o Chile em 2x 0 contra a Espanha ainda no primeiro tempo no Maracanã

Imagem:

Compartilhar:

Chile bate Espanha por 2 a 0 e elimina atual campeã mundial

Criado em 18/06/14 14h48 e atualizado em 02/01/15 16h09
Por Luiz Claudio Ferreira Fonte:Portal EBC

A Espanha, atual campeã do mundo e que dominou o futebol europeu nos últimos anos, foi surpreendente eliminada nesta quarta-feira (18) após perder para o Chile no Maracanã por 2 a 0.  A seleção sul-americana foi melhor, aproveitou maior volume de jogo e segurou a pressão espanhola no segundo tempo. Esta foi a quinta vez que uma seleção campeã foi eliminada na primeira fase da edição seguinte. Isso já havia ocorrido com a Itália, em 1950, com o Brasil, em 1966, com a França, em 2002 e com a Itália, novamente, em 2010.

Leia mais sobre a Copa do Mundo

O jogo - Logo no primeiro minuto, o Chile criou duas boas chances.  A primeira foi em uma jogada do atacante Vargas, em que a defesa conseguiu afastar. No escanteio, a bola sobrou para Jara, que cabeceou com muito perigo. Os lances assustaram a Espanha, que, no início do jogo, errou passes e era desarmada com facilidade. Somente depois de oito minutos, a Espanha conseguiu chegar perto do gol chileno em uma cobrança de falta de Iniesta. Em seguida, a Espanha se encontrou na partida e criou boa chance com Alonso aos 14 minutos. 

Quando a Espanha tinha finalmente colocado os nervos mais em ordem, tomou um duro golpe.  Alonso perdeu a bola no meio, Sanchez tocou para Aranguiz, que encontrou Vargas dentro da área. O atacante driblou Casillas e fez um belo gol aos 19 minutos da primeira etapa. A torcida chilena, que era maioria no Maracanã, fez a festa.

O placar enervou a Espanha, que tinha dificuldades no meio de campo e errava seguidos passes, contrariando o conceito da seleção que ficou famosa pela precisão dos toques. 

O jogo ganhou características que não atendiam às necessidades da atual campeã do mundo. Partida ficou truncada no meio de campo e sucessivas faltas aconteceram dos dois lados. Em uma delas, Iniesta derrubou Alexis Sánchez. Ele mesmo bateu e  a bola bateu na trave. No rebote, Aránguiz chutou bem para fazer o segundo e deixar a Espanha em desespero aos 43 minutos do primeiro. 

“Eles estão ainda atordoados com o 5 a 1. Não dá para dizer que o jogo está decidido, mas tudo caminha para que o Chile consiga um bom resultado”, comentou Orlando Duarte para as rádios EBC. “Seria o maior mico da Copa uma eliminação precoce da Espanha”, completou Jorge Ramos.

No segundo tempo, a Espanha voltou bem melhor e pressionou desde os primeiros momentos.  O maior oportunidade perdida foi com Busquets aos 7 minutos depois de “cruzamento” de bicicleta de Diego Costa. O Chile, todo fechado na defesa, apostava em contra-ataques e quase conseguiu aumentar o marcador com Alexis Sánchez, aos 14 minutos.

Nada dava certo para a Espanha que, embora tivesse maior posse de bola, não conseguia se livrar da marcação chilena. A partir da metade do segundo tempo, o Chile passou a tocar mais a bola.  A torcida provocava “olé” e “e-li-mi-na-do”. “O Chile teve posicionamento melhor e Espanha teve muitas dificuldades durante todo o jogo”, comentou Jorge Ramos, das rádios EBC. No final do jogo, a Espanha ainda tentou descontar, mas parou na marcação chilena, que ainda assustou em pelo menos mais dois contra-ataques. Além da classificação, o resultado significou a primeira vitória do Chile sobre a Espanha em toda a história de confrontos.

Na próxima rodada (na segunda, dia 23), enquanto a seleção europeia, que teve a segunda derrota (havia sido goleada na primeira rodada pela Holanda), só cumpre tabela contra a Austrália, em Curitiba, o Chile vai a São Paulo buscar a primeira posição do Grupo B contra a Holanda.

Espanha 0 X 2 Chile

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Assistentes: Mark Sean Hurd (EUA) e Joe Fletcher (CAN)
Cartões amarelos: Vidal e Mena(CHI); Xabi Alonso (ESP)
Gols: Vargas, aos 19 min., Aránguiz, aos 43 min. do 1°t (CHI)

Espanha: Casillas; Azpilicueta, Javi Martinez, Sergio Ramos e Alba; Xabi Alonso (Koke, no intervalo), Busquets, Iniesta e David Silva; Pedro (Cazorla, aos 30 min. do 2°t) e Diego Costa (Fernando Torres, aos 18 min. do 2°t)
Técnico: Vicente Del Bosque

Chile: Bravo; Isla, Medel, Jara e Mena; Fracisco Silva, Díaz, Aránguiz (Gutiérrez, aos 19 min. do 2°t) e Vidal (Carmona, aos 42 min. do 2°t); Vargas (Valdivia ,aos 38 min. do 2°t) e Alexis Sanchez
Técnico: Jorge Sampaoli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário