one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Torcida brasileira durante a Copa do Mundo

Imagem:

Compartilhar:

Torcedores propõem novos gritos para incentivar o Brasil

Criado em 25/06/14 12h25 e atualizado em 02/01/15 15h39
Por Nathália Mendes Edição:Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC*

Torcida brasileira
Torcida brasileira durante a Copa do Mundo (CBF)

Nas arquibancadas dos estádios brasileiros, dois cantos viraram símbolo da torcida verde e amarela na Copa do Mundo: o hino nacional à capela e o tradicional “Eu sou brasileiro, com muito orgulho e muito amor”. Mas há quem considere o repertório tupiniquim limitado. E mais: muita gente acredita que os donos da casa estariam sendo calados por mexicanos, chilenos, argentinos, colombianos e uruguaios, que invadiram as arenas com seus gritos de incentivo.

Com a promessa de virar este jogo, surgiu um movimento de torcedores que criou novas músicas para empurrar a equipe de Luiz Felipe Scolari nos jogos da Copa. A discussão, que começou nas redes sociais, ganhou as ruas na última segunda-feira (23/6), quando um grupo se encontrou no Posto 3, na praia de Copacabana, para ensaiar as músicas. “A torcida brasileira não sabe torcer para a Seleção, isto é um fato. Nossos vizinhos estão dando uma aula de torcida para a gente”, opina o jornalista Marcos Teixeira, de 27 anos, que aderiu à campanha.

Acompanhe a cobertura da EBC sobre a Copa do Mundo

A proposta do grupo, que se denominou Banda Verde e Amarela, é simples: fazer adaptações das letras de gritos de torcidas de clubes brasileiros, que boa parte dos apaixonados por futebol já conhecem: “A gente pegou músicas das torcidas do Brasil e está trazendo para a rua com uma versão para a Seleção. São músicas que já são usadas nos estádios, e fica mais fácil para que a torcida abrace a causa, até porque já estamos no meio da Copa”, conta Teixeira.

Pelo Facebook, mais de 7 mil pessoas foram convidadas a fazer parte da manifestação no calçadão de Copacabana, e cerca de mil torcedores atenderam à solicitação. Entretanto, um grupo pequeno, com menos de trinta pessoas, efetivamente compareceu ao posto 3 no horário marcado. Mas o grito e a marcação dos instrumentos musicais chamaram a atenção de quem passava por ali – brasileiros e estrangeiros.

Assista aos brasileiros ensaiando o canto "Diga como é", que provoca os torcedores da Argentina:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Um novo encontro está marcado para o próximo sábado (28/6), às 10h, no mesmo local, dia em que o Brasil encara o Chile pelas oitavas de final. A intenção é usar as redes sociais para engajar o torcedor, especialmente o que vai ao estádio, e difundir as novas versões: “As redes são a melhor forma de divulgar isso. Nosso movimento está crescendo”, acredita Teixeira. A Banda Verde e Amarela tem uma página no Facebook, onde incentiva os torcedores a compartilhar imagens com as letras das músicas ou imprimí-las e distribuí-las nas portas dos estádios.

Confira as letras das oito canções propostas pela torcida Banda Verde e Amarela:




Conheça o ritmo de mais cantos criados pela Banda Verde e Amarela:

Sou Brasileiro

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Pra cima, nação!

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Estamos Contigo
 




Edição: Ana Elisa Santana
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário