one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Holanda venceu a atual cameã mundial Espanha na estreia da Copa de 2014

Imagem:

Compartilhar:

Holanda goleia Espanha por 5 a 1 na Fonte Nova

Criado em 13/06/14 13h57 e atualizado em 02/01/15 16h30
Por Luiz Claudio Ferreira Fonte:Portal EBC

A Holanda goleou, nesta sexta-feira (13), a Espanha por 5 a 1 e se vingou da derrota na final da Copa de 2010. Os atacantes Robben e Van Persie (dois gols cada um) fizeram a diferença depois de a equipe estar perdendo por 1 a 0. A maior parte do público, que lotou a Arena Fonte Nova, vibrou com o time que lembrou o “carrossel holandês”, seleção que encheu os olhos do mundo em 1974. O placar surpreendente poderia até ser mais elástico. Essa foi a maior goleada que um time campeão levou na edição seguinte. 

Na próxima rodada, a Holanda vai a Porto Alegre enfrentar a Austrália quarta-feira (18), às 13h. No mesmo dia, a Espanha pega o Chile no Maracanã, às 16h.

O jogo – As seleções campeã e vice de 2010 iniciaram a partida de forma bastante equilibrada. Os volantes das equipes conseguiam neutralizar os jogadores de criação com marcação no meio de campo. A saída das duas equipes era lançar bolas em profundidade para os atacantes. E foi assim que aconteceu o primeiro bom momento do jogo, a favor da Holanda, aos oito minutos. Sneijder saiu na cara do gol e Casillas, com uma mão, conseguiu evitar o gol. A Espanha acordou com o susto e passou a controlar mais o jogo. “A Holanda começou a dar espaço. E, contra a Espanha, isso complica”, comentou Waldir Luiz para as rádios públicas da EBC.

Confira a tabela de jogos e a classificação

Iniesta, Xabi Alonso  e David Silva acionavam, principalmente, o atacante Diego Costa, que era vaiado toda vez que tocava na bola. Indiferente às manifestações do público, o brasileiro naturalizado espanhol criava os melhores momentos. Aos 25 minutos, lançado dentro da área, o atacante foi derrubado e o juiz marcou pênalti. Xabi Alonso bateu bem no canto direito de Cillessen e abriu o placar para a atual campeã do mundo. Em seguida, a Holanda ensaiou uma pressão pelo empate como bons cruzamentos pelas laterais. Robben e Van Persie não conseguiam chegar à bola. A Espanha quase ampliou depois de lançamento de Iniesta para David Silva. O atacante tentou encobrir Cillessen, que evitou o segundo gol.

A chance perdida custou caro.  A Holanda foi para o ataque e, depois de lançamento de Blind,  Van Persie saltou alto para frente para cabecear e marcar um golaço de empate. Assim, com o jogo aberto, acabou o primeiro tempo. Na etapa final, a Holanda voltou bem mais objetiva. Logo aos sete minutos, Robben dominou a bola, cortou o zagueiro Piqué antes de marcar um golaço e virar a partida. A Espanha insistia em toques pelo meio e lançamentos para Diego Costa, que recebia forte marcação. Lançada à frente, a atual campeã do mundo abria espaços para o ataque holandês. Assim, quase Van Persie marcou o terceiro com um chute forte no travessão.

"Gol de Van Persie entra para a história", diz Orlando Silva

Sem chances claras, Diego Costa deu lugar a Fernando Torres e saiu vaiado. A Holanda era melhor em campo e acabou ampliando aos 19 minutos depois de cobrança de falta de Sneidjer em que Casillas falhou e o zagueiro De Vrij cabeceou para fazer o terceiro. A Espanha avançou mais ainda a equipe e a derrota virou goleada. Aos 26 minutos, Casillas errou na saída de bola. Van Persie aproveitou e conseguiu marcar o quarto gol.

A vitória estava garantida, mas Robben continuou fazendo a diferença. Em uma incrível arrancada, conseguiu driblar dois zagueiros e o goleiro para fazer mais golaço. Até o final do jogo, por pouco, o "novo carrossel" não ampliou ainda mais a goleada.

Como o 1º colocado do Grupo A enfrenta o 2º colocado do Grupo B, o resultado coloca a Espanha (que deve terminar em segundo lugar do grupo) como provável adversário do Brasil (se a seleção ficar em 1º lugar) nas oitavas de final da Copa do Mundo. Caso Brasil e Holanda terminem em 1º lugar nos seus grupos e vençam todos os confrontos, os times só se enfrentariam na final da Copa do Mundo.

Espanha 1 x 5 Holanda

Data: 13 de junho de 2014
Estádio: Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)
Auxiliares: Renato Faverani e Andrea Stefani (Itália)

Gols: Xabi Alonso (Espanha, aos 26 min do 1T), Van Persie (Holanda, aos 43 min do 1T e aos 26 min do 2T), Robben (Holanda, aos 7 min e aos 34 min do 2T) e De Vrij (Holanda, aos 19 min do 2T), 

Espanha - Casillas; Azpilicueta, Sergio Ramos, Piquet, Jordi Alba; Busquets, Xabi Alonso (Pedro), Xavi Hernandez; David Silva (fábregas), Iniesta e Diego Costa (Fernando Torres). Técnico: Vicente Del Bosque. 

Holanda - Cillessen, Janmaat, Vlaar, De Vrij (Veltman), Martins Indi, Blind, De Jong, De Guzmán (Wijnaldum), Sneijder, Robben, Van Persie (Lens). Técnico: Louis Van Gaal

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário