Digite sua busca e aperte enter


Holanda venceu a atual cameã mundial Espanha na estreia da Copa de 2014

Imagem:

Compartilhar:

Holanda goleia Espanha por 5 a 1 na Fonte Nova

Criado em 13/06/14 13h57 e atualizado em 02/01/15 16h30
Por Luiz Claudio Ferreira Fonte:Portal EBC

A Holanda goleou, nesta sexta-feira (13), a Espanha por 5 a 1 e se vingou da derrota na final da Copa de 2010. Os atacantes Robben e Van Persie (dois gols cada um) fizeram a diferença depois de a equipe estar perdendo por 1 a 0. A maior parte do público, que lotou a Arena Fonte Nova, vibrou com o time que lembrou o “carrossel holandês”, seleção que encheu os olhos do mundo em 1974. O placar surpreendente poderia até ser mais elástico. Essa foi a maior goleada que um time campeão levou na edição seguinte. 

Na próxima rodada, a Holanda vai a Porto Alegre enfrentar a Austrália quarta-feira (18), às 13h. No mesmo dia, a Espanha pega o Chile no Maracanã, às 16h.

O jogo – As seleções campeã e vice de 2010 iniciaram a partida de forma bastante equilibrada. Os volantes das equipes conseguiam neutralizar os jogadores de criação com marcação no meio de campo. A saída das duas equipes era lançar bolas em profundidade para os atacantes. E foi assim que aconteceu o primeiro bom momento do jogo, a favor da Holanda, aos oito minutos. Sneijder saiu na cara do gol e Casillas, com uma mão, conseguiu evitar o gol. A Espanha acordou com o susto e passou a controlar mais o jogo. “A Holanda começou a dar espaço. E, contra a Espanha, isso complica”, comentou Waldir Luiz para as rádios públicas da EBC.

Confira a tabela de jogos e a classificação

Iniesta, Xabi Alonso  e David Silva acionavam, principalmente, o atacante Diego Costa, que era vaiado toda vez que tocava na bola. Indiferente às manifestações do público, o brasileiro naturalizado espanhol criava os melhores momentos. Aos 25 minutos, lançado dentro da área, o atacante foi derrubado e o juiz marcou pênalti. Xabi Alonso bateu bem no canto direito de Cillessen e abriu o placar para a atual campeã do mundo. Em seguida, a Holanda ensaiou uma pressão pelo empate como bons cruzamentos pelas laterais. Robben e Van Persie não conseguiam chegar à bola. A Espanha quase ampliou depois de lançamento de Iniesta para David Silva. O atacante tentou encobrir Cillessen, que evitou o segundo gol.

A chance perdida custou caro.  A Holanda foi para o ataque e, depois de lançamento de Blind,  Van Persie saltou alto para frente para cabecear e marcar um golaço de empate. Assim, com o jogo aberto, acabou o primeiro tempo. Na etapa final, a Holanda voltou bem mais objetiva. Logo aos sete minutos, Robben dominou a bola, cortou o zagueiro Piqué antes de marcar um golaço e virar a partida. A Espanha insistia em toques pelo meio e lançamentos para Diego Costa, que recebia forte marcação. Lançada à frente, a atual campeã do mundo abria espaços para o ataque holandês. Assim, quase Van Persie marcou o terceiro com um chute forte no travessão.

"Gol de Van Persie entra para a história", diz Orlando Silva

Sem chances claras, Diego Costa deu lugar a Fernando Torres e saiu vaiado. A Holanda era melhor em campo e acabou ampliando aos 19 minutos depois de cobrança de falta de Sneidjer em que Casillas falhou e o zagueiro De Vrij cabeceou para fazer o terceiro. A Espanha avançou mais ainda a equipe e a derrota virou goleada. Aos 26 minutos, Casillas errou na saída de bola. Van Persie aproveitou e conseguiu marcar o quarto gol.

A vitória estava garantida, mas Robben continuou fazendo a diferença. Em uma incrível arrancada, conseguiu driblar dois zagueiros e o goleiro para fazer mais golaço. Até o final do jogo, por pouco, o "novo carrossel" não ampliou ainda mais a goleada.

Como o 1º colocado do Grupo A enfrenta o 2º colocado do Grupo B, o resultado coloca a Espanha (que deve terminar em segundo lugar do grupo) como provável adversário do Brasil (se a seleção ficar em 1º lugar) nas oitavas de final da Copa do Mundo. Caso Brasil e Holanda terminem em 1º lugar nos seus grupos e vençam todos os confrontos, os times só se enfrentariam na final da Copa do Mundo.

Espanha 1 x 5 Holanda

Data: 13 de junho de 2014
Estádio: Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)
Auxiliares: Renato Faverani e Andrea Stefani (Itália)

Gols: Xabi Alonso (Espanha, aos 26 min do 1T), Van Persie (Holanda, aos 43 min do 1T e aos 26 min do 2T), Robben (Holanda, aos 7 min e aos 34 min do 2T) e De Vrij (Holanda, aos 19 min do 2T), 

Espanha - Casillas; Azpilicueta, Sergio Ramos, Piquet, Jordi Alba; Busquets, Xabi Alonso (Pedro), Xavi Hernandez; David Silva (fábregas), Iniesta e Diego Costa (Fernando Torres). Técnico: Vicente Del Bosque. 

Holanda - Cillessen, Janmaat, Vlaar, De Vrij (Veltman), Martins Indi, Blind, De Jong, De Guzmán (Wijnaldum), Sneijder, Robben, Van Persie (Lens). Técnico: Louis Van Gaal

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário