one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasileiros vibram com vitória sobre Iugoslávia

Imagem:

Compartilhar:

Jogo histórico contra Iugoslávia garantiu classificação em 1950; ouça gols

Criado em 11/06/14 11h27 e atualizado em 02/01/15 16h46
Por Luiz Cláudio Ferreira Fonte:Portal EBC

Copa de 1950
Brasileiros vibram com vitória sobre Iugoslávia (Arquivo Nacional - Divulgação)

A missão não era simples: jogando em casa, o Brasil poderia ficar fora da Copa do Mundo logo na primeira fase. Mais de 140 mil pessoas lotaram o Maracanã para apoiar a Seleção naquele 1º de julho de 1950.  Somente uma vitória garantiria a manutenção do sonho do título inédito. Mas o adversário era temido, a Iugoslávia, que fazia a melhor campanha no grupo e precisava apenas de um empate para seguir adiante. Em campo, o Brasil correspondeu às expectativas. Os gols de Ademir (1º tempo) e Zizinho (2º tempo) garantiram a vitória por 2 a 0. A narração de Jorge Curi, pela Rádio Nacional, mostra a vibração no estádio e o alívio com o resultado. O Portal EBC garimpou os arquivos da Rádio Nacional e apresenta o material histórico. 

Ouça o gol de Ademir (1º tempo)

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Ouça o gol de Zizinho (2º tempo)

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Histórico Brasil x Croácia

O jogo decisivo traz à memória a coincidência do adversário. A Croácia (que deixou de fazer parte da Iugoslávia no ano de 1991), enfrenta o Brasil no Itaquerão nesta quinta-feira (12), na estreia da competição. Embora não esteja em jogo uma eliminação precoce, a partida é cercada de atenção, já que há uma história de equilíbrio entre seleções. Em 1930,  Brasil e Iugoslávia também se encontraram na primeira fase, e a seleção canarinha perdeu por 2 a 1. Em 1954, empataram por 1 a 1. Em 1974, 0 a 0. Já contra a Croácia, em 2006, o Brasil fez jogo duro, também na primeira fase do Mundial, e venceu por 1 a 0, com gol de Kaká.

Origens  -  Diferentes Conflitos étnicos foram responsáveis pela dissolução da Iugoslávia. Na década de 1990, ficaram independentes Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Macedônia, Montenegro e Sérvia, além e duas províncias autônomas que foram mantidas com a Sérvia: Kosovo e Vojvodina. De acordo com os registros históricos, os movimentos separatistas foram abastecidos por problemas socioeconômicos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário