one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A mordida do jogador uruguaio Luis Suárez no italiano Giorgio Chiellini na partida que classificou o Uruguai pelo grupo D no dia 24, deixou Suárez fora da Copa com a suspensão por nove jogos anunciada pela Fifa nesta quinta-feira (26)

Imagem:

Compartilhar:

Punição a Suárez é a mais dura da Fifa por agressão a jogadores

Criado em 26/06/14 20h47 e atualizado em 02/01/15 15h34
Por Portal EBC*

O tema mais polêmico da Copa do Mundo 2014 é a punição ao jogador uruguaio Luis Suárez pela mordida no jogador italiano Michellini na partida da última terça-feira (24) em Natal.  A decisão de punir o jogador com a suspensão por 9 partidas oficiais pela seleção uruguaia e um total de quatro meses sem poder atuar em qualquer partida é a maior punição a um jogador aplicada pela Fifa por agressão a um jogador durante a partida. Conheça as punições mais duras em Copas do Mundo nos últimos 20 anos:

México - 1986

No segundo mundial disputado no México, ocorreu a maior punição de que se tem registro por tempo de afastamento. O iraquiano Samir Shaker Mahmoud foi punido com a suspensão de um ano por cuspir no juiz da partida, o colombiano Jesús “Chucho” Díaz. Na ocasião, assim como Suárez, o jogador não foi punido nem expulso da partida, a punição partiu da Fifa após uma análise do ocorrido. Mahmoud não teve que pagar multa ou ficou afastado por número de jogos em seleções.

Assista a repercussão sobre o caso Suárez no Tempo Extra

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Estados Unidos - 1994

A Copa disputada nos EUA trouxe outra polêmica sobre uma dura punição da Fifa a um jogador que não foi punido em campo: a cotovelada do italiano Mauro Tassotti no espanhol Luis Enrique nas quartas de final disputadas em Boston.

As imagens do ex-jogador do Real Madrid do Barcelona pedindo a punição do italiano ao juiz húngaro Sandor Phul correram o mundo com o avanço da seleção italiana para a semifinal sem ter seu jogador expulso da partida. Tassoti foi suspenso por oito partidas e não voltou a jogar por sua seleção.

Outro jogador sofreu punição da Fifa por aplicar uma cotovelada no adversário na Copa de 1994. O brasileiro Leonardo foi expulso da partida após agredir o jogador da seleção anfitriã Tab Ramos, e ainda recebeu a suspensão por quatro jogos. A punição deixou o então meio-campista do São Paulo de fora das últimas partidas da seleção brasileira, que conquistou o tetra campeonato.

Ainda na Copa dos EUA o romeno Ion Vladoiuv foi suspenso por três partidas após uma entrada duríssima no suiço Christophe Ohrel, ainda na fase de grupos. O jogador estreava em um mundial, jogou três minutos de partida e não voltar a jogar outra Copa do Mundo.

Alemanha 2006

O meio-campista italiano Daniele De Rossi foi suspenso por três partidas por uma cotovelada contra o jogador dos EUA Brian McBridge. O jogador conseguiu voltar aos gramados na partida final dessa mesma Copa e marcou um dos gols na definição por pênaltis.

Nessa mesma partida o francês Zinedine Zidane foi punido com três partidas de suspensão pela cabeçada contra Marco Materazzi, que também foi punido com duas partidas. Zidane foi reincidente já que havia sido suspenso por duas partidas em 1998 após ser expulso na fase de grupos contra a Arábia Saudita. A pena de Zidane em 2006 foi alterada para trabalhos comunitários, já que o jogador francês se aposentou após a partida.

Brasil 2014

Além da sanção contra Suárez, a Copa no Brasil teve a punição do camaronês Alex Song com a suspensão por três partidas por dar uma cotovelada no croata Mario Madzukic no segundo jogo da fase de grupos.

* Com informações da agência pública de notícias do Chile, TVN

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário