one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Mineirão é uma das arenas que receberá jogos da Copa do Mundo

Imagem:

Compartilhar:

Saiba como vai ser a abertura da Copa

Criado em 10/06/14 12h34 e atualizado em 02/01/15 16h48

Antes da bola rolar no jogo Brasil e Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo (SP), um grande espetáculo promete emocionar os cerca de 61 mil torcedores que estarão no estádio, além dos milhões que acompanharão a cerimônia de abertura da Copa do Mundo pela televisão.

Os portões do estádio paulista serão abertos nesta quinta-feira (12) às 13h e o show de abertura começará às 15h15. Dançarinos, capoeiristas, ginastas, entre outros artistas farão uma apresentação de cerca de 25 minutos. Mais de 600 bailarinos entrarão em campo para mostrar a diversidade do país anfitrião. A coreografia é da belga Daphné Cornez, diretora artística do show.

Acompanhe as informações sobre a Copa 2014

Conheça 10 curiosidades sobre o projeto Andar de Novo

A cerimônia é uma homenagem a três aspectos do Brasil: a natureza, as pessoas e o futebol. Cada um deles será representado artisticamente por personagens e adereços. Segundo divulgação,  o principal elemento do espetáculo é uma “bola viva" que se movimenta durante o show, dividido em quatro atos:

Ato 1: Natureza: maravilhas minerais e vegetais

Ato 2: Pessoas: alegria de viver, diversidade e paixão pela música e pela dança

Ato 3: Futebol: uma verdadeira arte brasileira

Ato final: a música oficial “We Are One” será apresentada pelo rapper Pitbull, pela cantora Claudia Leitte e pelo grupo Olodum

Entre os participantes da cerimônia, estarão cerca de 60 atletas de ginástica acrobática e de trampolim que estão se preparando desde março para a apresentação. “Eu nunca fiz nada parecido e estou treinando para fazer bonito. Tudo está sendo divertido e foi ótimo conhecer novas pessoas. Estamos bem preparados e tenho certeza de que será emocionante”, comentou Marcela Guadagne, de 15 anos.

Andar de Novo

Antes da bola ser disputada por brasileiros e croatas, um pontapé inicial simbólico será realizado na Arena Corinthians. Um pacientes paraplégico, movimentando uma veste robótica controlada pela atividade cerebral (exoesqueleto), irá se levantar de uma cadeira de rodas, caminhar por cerca de 25 metros no campo e dar o primeiro chute da Copa. O exoesqueleto foi apelidado pelos pesquisadores de Exo BRA-Santos Dumont.

Será uma demonstração do projeto Andar de Novo, um consórcio formado por 156 cientistas, engenheiros e técnicos de universidades e institutos de pesquisa distribuídos pelo mundo. O coordenador do projeto é brasileiro: o neurocientista Miguel Nicolelis, que divulgou recentemente em uma rede social a realização de um dos úlimos passos do trabalho. “Exo BRA-Santos Dumont 1, controlado por um dos nossos voluntários, completou com total sucesso testes no gramado onde será realizada a abertura da Copa do Mundo”, disse Nicolelis, em 3 de junho.

Com informações do Portal da Copa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário