one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Garrincha do Brasil marca de cabeça o primeiro gol contra a Inglaterra nas quartas de final em Vinha Del Mar no Chile em 10 de junho de 1962. De costas para a câmera está o número 20, Amarildo que substitui Pelé após contusão do craque

Imagem:

Compartilhar:

Em 1962, Brasil perdia Pelé durante a Copa; Amarildo assumiu a vaga

Criado em 04/07/14 18h45 e atualizado em 02/01/15 15h09
Por Gésio Passos Fonte:Portal EBC

Em 1962, durante a campanha do bicampeonato mundial, o Brasil também perdeu um dos seus grandes astros. Pelé se contundiu durante o jogo contra Tchecoslováquia, na segunda partida da Copa. O rei sofreu um estiramento muscular que o impediu de voltar aos gramados durante a Copa do Chile. Amarildo, ponta-esquerda do Botafogo-RJ, foi o substituto de Pelé.

Saiba mais sobre a Copa de 2014 no Portal EBC:

Neymar está fora da Copa após fratura na vértebra

Com 31 infrações, Brasil bate recorde de faltas cometidas nesta Copa do Mundo

O Brasil se recuperou da tragédia com uma brilhante atuação da dupla botafoguense Garrincha e Amarildo. Em sua primeira partida, Amarildo fez uma grande atuação, marcando os dois gols do Brasil na vitória contra a Espanha. Amarildo ainda marcou o primeiro gol do título do Brasil na final contra a Tchecoslováquia. 

Em entrevista ao Portal EBC, Amarildo conta como foi entrar no lugar do craque em um momento crucial para disputar a Copa do Mundo: "Eu senti o prazer de poder vestir a camisa do Brasil e disputar uma Copa do Mundo. Todo mundo chorando, todo mundo se lamentando, só eu não chorei. Eu estava alegre não porque o Pelé se machucou mas porque eu poderia demonstrar se eu era capaz ou não de ter sido convocado". Ouça o trecho da entrevista com o ex-jogador:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O jornalista Orlando Duarte, comentarista das Rádios EBC, relembra o momento:  "Quando ele se contundiu, inteligentemente a Comissão Técnica do Brasil não disse que Pelé não ia jogar. Todo o tratamento foi sendo feito, o Brasil foi levando e teve a sorte de entrar o Amarildo, que era conhecido como Possesso. Ele foi perfeito, graças às atuações maravilhosas do Garrincha." Ouça o depoimento de Orlando Duarte:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Garrincha foi a estrela da seleção naquela Copa, encantando o mundo com seus dribles desconsertantes. O "Mané" foi um dos artileiros da seleção, ao lado de Vavá, com quatro gols durante o torneio. Um lance curioso daquela Copa foi a expulsão de Garrincha na semi-final contra a seleção anfitriã, o Chile. Embora não pudesse atuar no próximo jogo, por uma ação de bastidores da Confederação Brasileira de Desportos (que se transformaria em CBF), o nome de Garrincha não apareceu na súmula da partida, permitindo a presença do craque na final contra os tchecoslovacos.

Em 1970, Brasil vencia o Peru pelas quartas de final da Copa

Após a Copa, Amarildo foi jogar na Itália, atuando pelo Milan, Fiorentina e Roma, entre 1963 e 1972. Em 1974 encerrou sua carreira de atleta jogando pelo Vasco da Gama.

Amarildo considera que independente de quem venha a substituir Neymar, tem que demonstar estar à altura do craque. "Se ele foi convocado é porque ele merece ser convocado e está em condições de substituir o Neymar". Ouça o áudio:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Com a contusão de Neymar, o técnico Felipáo terá de buscar em seus convocados os novos Garrincha e Amarildo para que o Brasil conquiste o hexacampeonato.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário