one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Seleção brasileira antes da partida contra o Peru, na Copa do Mundo de 1970. Da esquerda para direita: Carlos Alberto Torres, Brito, Piazza, Félix, Clodoaldo,  Everaldo; Jairzinho, Gérson, Tostão, Pelé e Rivelino.

Imagem:

Compartilhar:

Em 1970, Brasil vencia o Peru pelas quartas de final da Copa

Criado em 03/07/14 15h47 e atualizado em 02/01/15 15h16
Por Gésio Passos

Pelé - Foto 7
Seleção brasileira antes da partida contra o Peru, na Copa do Mundo de 1970. Da esquerda para direita: Carlos Alberto Torres, Brito, Piazza, Félix, Clodoaldo, Everaldo; Jairzinho, Gérson, Tostão, Pelé e Rivelino. (PD in Argentina/Creative Commons)

Na campanha do título de 1970, o Brasil enfrentou outro adversário sul-americano nas quartas de finais. Na trajetória do tricampeonato, a equipe de Pelé venceu a seleção do Peru por 4 a 2 em Guadalajara, no México.

A seleção brasileira se classificou em primeiro lugar no grupo 3 da Copa de 1970. Em uma campanha invicta, a seleção venceu Tchecoslováquia, Inglaterra e Romênia. Na época, a Copa foi disputada por 16 equipes e a fase seguinte a de grupos já era as quartas de final.

Já o Peru ficou em segundo lugar no grupo 3, vencendo Bulgária e Marrocos e perdendo para a primeira colocada, a seleção da Alemanha Ocidental. A equipe peruana era comandada pelo brasileiro Valdir Pereira, conhecido mundialmente como Didi, bicampeão mundial nas Copas de 1958 e 1962, sendo o melhor jogador da Copa de 58.

O jogo foi em 14 de junho de 1970, no Estádio Jalisco em Guadalajara, mesmo local das partidas da seleção brasileira na primeira fase. A Rádio Nacional transmitiu os jogos do Brasil ao vivo em 1970.

Confira a narração dos gols brasileiros:

Aos 11 minutos, o Brasil sai na frente com belo chute cruzado de Rivelino na entrada da grande área.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Escanteio para Brasil aos 15 minutos. Tostão tabelou na lateral com Rivelino, invadiu a área e chutou na esquerada do goleiro peruano, ampliando para o Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O Peru diminuiu aos 28 minutos com Gallardo na ponta esquerda. Mas aos 7 minutos do segundo tempo, Tostão recebeu passe de Pelé na pequena área e fez mais um para o Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Os peruanos marcaram mais um aos 25 minutos da segunda etapa. Em bela tabela do ataque do Peru, a bola sobrou para Cubillas na entrada da grande área que chutou forte no canto direito de Félix. Aos 30 minutos, após belo cruzamento de Rivelino, Jairzinho driblou o goleiro e sozinho empurrou para as redes. 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O Brasil venceu o Uruguai nas semifinais por 3 a 1 também em Guadalajara. E na grande final, a seleção goleou a Itália por 4 a 1, se tornando o primeiro tricampeão do mundo e ficando com a taça Jules Rimet.

Ficha do jogo

Brasil 4 x 2 Peru
Data: 14/06/1970
Local: Guadalajara (México)
Brasil: Félix, Brito, Piazza, Carlos Alberto, Clodoaldo, Marco Antonio, Jairzinho (Roberto), Gerson (Paulo Cesar), Tostão, Pelé e Rivelino. Técnico: Zagallo  
Peru: Luis Rubinos, Eloy Campos, Hector Chumpitaz, Nicolas Fuentes, Ramon Mifflin, Roberto Challe, Julio Baylon (Hugo Sotil), Pedro Leon (Eladio Reyes), Teófilo Cubillas, Alberto Gallardo, Jose Fernandez. Técnico: Waldir Pereira (Didi)
Gols: Rivelino (11'), Tostão (15') , Gallardo (28'), Tostão (7'-2T), Cubillas (25'-2T) e Jairzinho (30'-2T).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário