one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Frida Kahlo em imagem feita por seu pai Guillermo Kahlo em 1932

Imagem:

Compartilhar:

Há exatos 60 anos, morria Frida Kahlo

Criado em 13/07/14 13h21 e atualizado em 13/07/14 17h08
Por Portal EBC*

Uma das maiores pintoras do século 20, a mexicana Frida Kahlo morreu há exatos 60 anos. Nascida em Coyoacan, um distrito próximo à Cidade do México, em 6 de julho de 1907, Frida se tornou uma das personagens mais marcantes da história de seu país.

Leia mais notícias de Cultura no Portal EBC

Frida Kahlo era patriota e entusiasta da cultura mexicana, e tentava traduzir na forma de se vestir e em suas obras as tradições de seu país. Apesar de ser filha de Guillermo Kahlo, que tinha a pintura como hobby, ela não via a atividae como profissão desde cedo. Sua relação com a pintura se estreitou aos 18 anos, quando sofreu um grave acidente: após uma colisão entre um bonde e um trem que ela viajava, o pára-choque de um dos veículos perfurou-lhe as costas, atravessou sua pélvis e saiu pela vagina, causando uma grave hemorragia. Frida ficou meses internada e teve que usar coletes ortopédicos que mais tarde apareceriam em seus quadros.

Para homenagear os 60 anos de morte da mexicana, a cidade de Coyoacán, onde Frida nasceu, realiza desde o início do mês um festival dedicado à sua vida e obra. As celebrações começaram no último dia 6, quando se completaram 107 anos do nascimento da pintora.

O festival chamado Coyoacán se veste de Frida terá, além de atividades grauitas, o lançamento de uma sala de cinema com o nome da pintora que, com capacidade para 200 pessoas, será dedicada à exibição de filmes nacionais.

Com informações da Telam

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário