one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


André Brasil

Imagem: Marcio Rodrgues/CPB

Compartilhar:

Confira quem pode se destacar nas Paralimpíadas

Criado em 03/09/16 10h51 e atualizado em 03/09/16 16h41
Por Patrícia Serrão Edição:Gésio Passos Fonte:Portal EBC

O Brasil contará com 278 atletas e terá delegação recorde nos Jogos Paralímpicos. Pela primeira vez na história, o país terá representantes em todas as 22 modalidades que fazem parte do programa dos Jogos Paralímpicos.

Em meio a tantos atletas e competições, é fácil ficar perdido, sem saber o que acompanhar dos Jogos. Os jornalistas Sergio du Bocage, Coordenador de Esporte de Rádio Nacional do Rio, Daniela Christoffer, apresentadora do programa Stadium da TV Brasil e  Verônica Dalcanal, Gerente de Conteúdo Esportivo da EBC, sugeriram nomes de cinco atletas que vale a pena observar mais de perto. Conheça a história deles:

André Brasil  -  Luís Carlos Cardoso  -  Teresinha Guilhermina  -  Jovane Guissone  -  Karla Cardoso

 

 

 

André Brasil

André Brasil
Creative Commons - CC BY 3.0 - André Brasil - Marcio Rodrgues/CPB

História: André teve poliomielite aos três meses de idade – por reação à vacina – , o que lhe trouxe uma sequela na perna esquerda. Conheceu a natação como forma de reabilitação e o contato com a água tornou-se tão prazeroso que iniciou sua carreira como nadador profissional em 1992. Anos depois, já em 2005, o carioca ingressou no paradesporto sem deixar de disputar competições como o Troféu Maria Lenk, com atletas sem deficiência. Junto a Daniel Dias e Clodoaldo Silva, é um dos maiores medalhistas paralímpicos do Brasil.

Principais conquistas: seis medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015; três ouros e duas pratas no Mundial de Glasgow 2015; três ouros e três pratas no Mundial de Montreal 2013; três ouros e duas pratas nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012; seis ouros nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011; cinco ouros e duas pratas no Mundial da Holanda 2010; quatro ouros e uma prata nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008; cinco ouros, uma prata e um bronze nos Jogos Parapan-Americanos do Rio 2007; quatro ouros e dois bronzes no Mundial de Durban 2006.

Quando e onde compete:  As provas de natação paralímpica serão de 08 a 17 de setembro no Estádio Aquático Olímpico.

Luís Carlos Cardoso

Luis Carlos Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0 - Luis Carlos Cardoso - Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB

História: Luis era dançarino profissional e integrava o grupo de dançarinos do cantor Frank Aguiar. No final de 2009, devido a uma infecção em sua medula, perdeu os movimentos das pernas e encerrou sua carreira na dança. Pouco tempo depois, descobriu a canoagem e identificou ali um novo caminho em sua vida, a de atleta profissional. Desde então, garantiu inúmeros títulos nacionais, continentais e Mundiais.

Principais conquistastricampeão mundial na prova de canoa - Moscou 2014, Milão 2015 e Duisburg 2016; bronze no caiaque no Mundial de Duisburg 2016, na Alemanha; campeão mundial no caiaque em Milão (ITA) 2015.

Quando e onde compete: As provas de paracanoagem serão realizadas nos dias 14 e 15 de setembro no Estádio da Lagoa.

Teresinha Guilhermina 

Teresinha Guilhermina
Creative Commons - CC BY 3.0 - Teresinha Guilhermina - Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB

História: A mineira nasceu com retinose pigmentar, uma doença congênita que provoca a perda gradual da visão.

Principais conquistasatual recordista mundial nos 100m (12s01) e nos 400m (56s14); seis medalhas em Jogos Paralímpicos (três ouros, uma prata e dois bronzes); 12 medalhas em Mundiais (oito ouros e quatro pratas); nove medalhas em Jogos Parapan-Americanos (oito ouros e uma prata).

Quando e onde compete: As provas de atletismo serão de 8 a 10 de setembro no Estádio Olímpico do Engenhão.

Jovane Guissone 

Jovane Guissone
Creative Commons - CC BY 3.0 - Jovane Guissone - Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB

História: Jovane teve uma lesão na medula aos 22 anos causada por disparo de arma de fogo durante um assalto. Três anos depois do ocorrido, passou a treinar esgrima e se identificou com a modalidade.

Principais conquistas: ouro no florete e prata na espada no Regional das Américas 2016, em São Paulo; medalha de ouro na espada nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012.

Quando e onde compete: As provas de esgrima em cadeiras de rodas serão disputadas de 12 a 16 de setembro na Arena Carioca 3. 

Karla Cardoso

Karla Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0 - Karla Cardoso - Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB

História: Karla nasceu com baixa visão, mas só descobriu aos 3 anos de idade, quando começou a frequentar a escola. Aos 12 anos, por influência do irmão mais velho, começou a praticar judô.

Principais conquistas: prata no German Open 2016, na Alemanha; bronze no individual e prata por equipes no Mundial da Turquia 2014; duas medalhas em Jogos Parapan- Americanos (ouro em Guadalajara 2011 e no Rio 2007); duas medalhas em Jogos Paralímpicos (prata em Pequim 2008 e em Atenas 2004).

Quando e onde compete: As provas de judô serão nos dias 8, 9 e 10 de setembro na Arena Carioca 3.

.

*Com informações retiradas do Guia de imprensa Jogos Paralímpicos Rio 2016

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário