one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Cinco momentos que fizeram da Rio 2016 uma Olimpíada LGBT

Criado em 19/08/16 16h53 e atualizado em 19/08/16 18h39
Por Estagiária Renata Bustamante com a supervisão de Patrícia Serrão Fonte:Portal EBC*

Entre os episódios que marcaram a Rio 2016 e sua proximidade com as causas "gay friendly" estão desde pedidos de casamento, até homenagens e demonstrações de afeto entre os atletas mundiais de diferentes modalidades.

Relembre cinco momentos que  marcaram os jogos com exemplos de respeito à diversidade:

 

1- Transgêneros participam do revezamento da tocha olímpica

Bianca Lins
Creative Commons - CC BY 3.0 - Bianca Lins

Rio 2016

Laerte, cartunista e chargista, participou do revezamento da tocha olímpica e destacou a importância de fazer parte desse momento. “Eu sou muitas pessoas. Sou artista, jornalista, sou uma pessoa transgênero também. A segunda pessoa transgênero a conduzir a tocha. Isso tem um sentido, um significado de que o Comitê compreende a questão das pessoas transgêneras”. 

A primeira a representar a comunidade LGBT durante o revezamento foi Bianka Lins, professora transexual mineira. Não foram apenas as duas que tiveram esse privilégio: Jordhan Lessa, guarda municipal transexual, participou do evento já no Rio de Janeiro. 

 

2- Homens anônimos se beijam nas ruas da cidade sede 

Homens se beijam durante revezamento da tocha nas Olimpíadas
Copyright - Homens se beijam durante revezamento da tocha nas Olimpíadas

© fotos: reprodução/ Twitter/@pedro_verissimo

Na Cidade Maravilhosa, dois homens se beijaram nas ruas de Ipanema durante o revezamento. Eles não tiveram os nomes ou as orientações sexuais reveladas.

 

3- Modelo transexual participa da cerimônia de abertura do Jogos

De bicicleta, Lea T. esteve à frente da delegação brasileira durante a cerimônia de abertura dos Jogos no estádio do Maracanã. “Estou superfeliz com o convite e consciente da responsabilidade que é estar em um evento tão importante como esse, não só pela história das Olimpíadas, mas também pelas Paralimpíadas”, disse a modelo. 

 

4 – Pedido de casamento olímpico

Marjorie Enya, voluntária na Rio 2016, pediu em casamento a namorada, Izzy Cerullo, atleta da equipe brasileira de rugby. Foi uma surpresa para a amada e para todos. Depois de ouvir o “sim”, o beijo das duas correu o mundo.

 

5 – Atletas não escondem orientações sexuais 

Rafaela Silva ganha ouro no judô
Creative Commons - CC BY 3.0 - Rafaela Silva ganha ouro no judô

REUTERS/Kai Pfaffenbach/Direitos Reservados

A primeira medalhista de ouro do Brasil na competição, a judoca Rafaela Silva, falou abertamente sobre a importância da namorada, Thamara Cezar em sua trajetória. As duas estão juntas há três anos. Larissa França e Lili Maestrini, jogadoras brasileiras de vôlei de praia, são casadas. O paraense Ian Matos, dos saltos ornamentais, e Julia Vasconcelos, do taekwondo, também assumiram a homossexualidade.

A lista continua e conta com nomes como o britânico Tom Daley, dos saltos ornamentais; a americana Elena Delle Donne, do basquete; a britânica Nicola Adams, do boxe; as britânicas Helen Richardson e Kate Walsh, do hóquei sobre grama. 

“É o reconhecimento de uma identidade que sempre ficou marginalizada. Elas estarem lá é reconhecer que essas pessoas são cidadãs, que merecem estar ali ou em qualquer lugar onde elas queiram estar. É uma questão de reconhecimento e empoderamento. Isso é muito importante neste momento de retrocesso que vivemos, com políticos ainda com pensamentos muito retrógrados”, destaca Renata Feital, socióloga, professora da Universidade Veiga de Almeida. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário