one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: REUTERS/Damir Sagolj/Direitos Reservados

Compartilhar:

Com prata no peito, Isaquias Queiroz persegue mais 2 medalhas “para fazer história”

Criado em 16/08/16 14h18 e atualizado em 18/08/16 11h10
Por Nathália Mendes, enviada especial do Portal EBC Edição:Luiz Claudio Ferreira

O brasileiro Isaquias Queiroz tem uma convicção inabalável. “Meu objetivo é ganhar três medalhas olímpicas. A primeira já veio e ainda tenho mais duas provas para fazer”, afirma o dono da medalha de prata na canoa individual (C1) 1000m, que cruzou a linha de chegada atrás do alemão Sebastian Bredel, bicampeão olímpico com 3:56.926. O baiano de Ubaitaba completou a distância em 3:58.529. “Eu vim para cá para fazer história. Então a história vai ser escrita e já está sendo escrita, com a primeira medalha do Brasil na canoagem”.

O grande nome da canoagem nacional quer se tornar o atleta do país a faturar o maior número de medalhas em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos. Gustavo Borges trouxe de Atlanta, em 1996, a prata nos 200m livre e o bronze nos 100m livre. Em Pequim, outro nadador repetiu o desempenho: Cesar Cielo foi ouro nos 50m e bronze nos 100m. Guilherme Paraense e Afrânio da Costa, do tiro esportivo, também têm duas medalhas cada um. Eles venceram nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, em 1920. Paraense conquistou um ouro e um bronze, enquanto Costa levou uma prata e um bronze. Isaquias rema forte para deixar os dois para trás e encerrar sua primeira participação olímpica com três medalhas: na canoa individual (C1) 200m e na canoa dupla (C2) 1000m, onde compete com Erlon Souza.

Acostumado a desafiar o tempo dentro da água, Isaquias agora corre contra ele para ter condições de chegar entre os três primeiros nas duas provas que faltam: nesta tarde, já retoma os treinos e vai se adaptar à prova mais curta, com eliminatória marcada para amanhã (17), às 9h23. “Meu treinador (o espanhol Jesús Morlán) já deve estar louco atrás de mim, me esperando para voltar para a água. Tenho que mudar minha estratégia dos 1000m para os 200m, já que os 200m é uma prova que exige uma boa saída, justamente para que você chegue entre os melhores. Nos 1000m, o importante é o meio e a chegada, e a saída não importa tanto. Tenho que ir para a água daqui a pouco já para fazer essa mudança no ritmo e técnica da remada”.

Para chegar lá, Isaquias precisa colocar sua versatilidade à prova, bem como levar sua capacidade de adaptação a outro nível. “Eu tinha um pouco de medo por estar treinando para várias provas neste ano, justamente para chegar aqui e tentar conseguir as três medalhas. Tive que aprender a controlar e qual é o melhor jeito de remar no barco individual para 1000m e 200m e também para o barco de equipe”, diz.

Bicampeão mundial na canoa individual (C1) 500m, prova que não faz parte do cronograma da canoagem velocidade nas Olimpíadas, Isaquias encontrou dificuldade para manter o ritmo a partir da metade da prova.

“Até ali, cheguei a aparecer em primeiro, mas decidi controlar o ritmo para não desgastar muito. Na Alemanha (etapa da Copa do Mundo em Duisburg, em maio) eu acabei travando no final e não consegui chegar. E isso foi um aprendizado. A gente vai para os campeonatos para aprender mesmo”.

“Também peguei o vento de frente, o que complica muito mais nos 1000m. Comecei a dosar a remada e nos metros finais, quando comecei a subir, a gritaria da torcida me ajudou bastante. Mesmo assim, travei um pouco e tive que controlar para ninguém me passar. Tentei ainda chegar, mas não dá, porque é muito cansativo”, lamenta Isaquias, que, mesmo assim, não esperava nenhum resultado que não um lugar no pódio.

“Se eu tivesse ficado em quarto ou quinto, acho que iria lamentar (a perda da medalha). Ia ficar com este gostinho do quase, mas estou muito feliz de ter conseguido. Agora é esperar as próximas provas para dar o troco no alemão (Sebastian Bredel), principalmente no C2. Ele estará na minha primeira eliminatória, então vamos ver como vai ser esta nova disputa entre ele e eu”.

A prata não arrefeceu nem um milímetro da obstinação de Isaquias de buscar as três medalhas. “Estou muito focado para as duas provas. No C1 200, a medalha deve ficar com quem fizer 38s. Já consegui baixar de 38s, mas vamos ver. Eu e Erlon estamos remando muito mesmo, não estou de brincadeira. Mas depende do que vai acontecer ao longo da competição e também da gente também treinar muito e conseguir colocar em prática. Treino é uma coisa, Olimpíada é outra. A pressão é totalmente diferente”, atesta.

Se hoje Isaquias tem planos audaciosos, muito se deve à guinada que sua história deu durante o ciclo olímpico. “Eu não sonhava com a possibilidade de estar nas Olimpíadas. Para estar aqui tem que ter alto nível, porque não é qualquer campeonato. A pressão é enorme e só os melhores chegam aqui. Eu não tinha esperança de chegar. Mas quando meu técnico chegou, voltei a acreditar na possibilidade. A minha vontade de estar aqui, competindo em casa, cresceu e isso me motivou a buscar a vaga”.

Cobrança

Com a medalha no peito, Isaquias fez questão de lembrar de suas origens e cobrar apoio: “Essa medalha tem muito significado para mim. Comecei no esporte em um projeto social (o Segundo Tempo, gerido pela Associação Cacaueira de Canoagem) e através dele, eu consegui uma medalha olímpica". O projeto acabou. Ele entende que é necessário mais investimentos nos atletas. "O esporte pode mudar a vida de vários jovens.. A mudança só vai começar se tiver incentivo de quem está no governo. Os resultados de pessoas que vieram de classes menos favorecidas, como o meu e da Rafaela (Silva), mostra que nós conseguimos chegar lá”.  

Tags:  Rio 2016, canoagem
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário