one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Hóquei sobre grama: Brasil quer usar jogos para ampliar modalidade

Criado em 07/08/16 23h07 e atualizado em 07/08/16 23h20
Por Portal EBC*

Duas derrotas, 19 gols sofridos, nenhum marcado. O início da participação da equipe brasileira masculina de hóquei sobre grama mostra a distância que ainda existe entre o time nacional e as seleções de ponta do esporte. É a primeira participação em jogos olímpicos. Perdeu por 7 a 0 para a Espanha, e de 12 a 0 para a Bélgica. Ainda assim, a Confederação Brasileira da modalidade tem tentado divulgar o esporte no “país do futebol”. Atualmente no hóquei masculino os países com maior tradição são Austrália, Holanda e Alemanha. Primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente, no ranking mundial.

 

As seleções brasileiras ocupam atualmente a 34ª posição no ranking internacional no masculino. Já na categoria feminino, o Brasil ocupa a 50ª posição e não se classificou para os Jogos Olímpicos. O time masculino conquistou a classificação nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015, no Canadá e a equipe ficou com a quarta colocação. Na disputa pela medalha de bronze, os brasileiros foram derrotados pelo Chile por 4 x 1. Apesar de acabar a competição sem medalha, a seleção conquistou a inédita vaga.

 

“Desde o momento em que o Rio de Janeiro foi escolhido como país-sede dos Jogos Olímpicos, o hóquei sobre grama passou a ganhar uma atenção bem interessante na mídia e isso fez com que ao longo desses anos, oportunidades surgissem possibilitando as confederações estaduais de desenvolver o esporte no Brasil”, disse o gerente geral da confederação, Bruno Patrício da Silva. 

5 mil atletas

 

Hoje a modalidade é praticada oficialmente no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. Devido à atenção gerada por meio dos jogos deste ano, a Confederação Brasileira de Hóquei começou a implementar o esporte também em Minas Gerais e no Mato Grosso do Sul e estima que cerca de cinco mil atletas já praticam o hóquei no Brasil.

 

Atualmente no Campeonato Brasileiro, o país já possui nove equipes masculinas e sete femininas. A fonte de renda da seleção é exclusivamente vinda de verba do Comitê Olímpico Brasileiro e de convênios com o Ministério do Esporte. Para os Jogos Olímpicos, os brasileiros passaram o período de três meses treinando na Argentina.

 

Nos jogos do Rio os destaque entre os atletas da seleção fica por conta do goleiro Rodrigo Faustino (Rio Hockey Club), do defensor Stephane Vehrle-Smith (Holcombe Hockey Club) e do atacante Lucas Paixão (Florianópolis Hóquei Clube). A delegação de Hóquei foi a primeira equipe brasileira a entrar na Vila Olímpica.

 

* Com reportagem de Gésio Passos e colaboração de Ellen Braga

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário