one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Entenda a diferença entre Olimpíadas e Jogos Olímpicos

Imagem: EBC

Compartilhar:

Olimpíadas e Jogos Olímpicos não são a mesma coisa; entenda

Criado em 01/08/16 19h28 e atualizado em 02/08/16 15h58
Por Gésio Passos Edição:Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

Olimpíadas ou Jogos Olímpicos? Qual denominação é a mais correta para o evento que começará no dia 5 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro?

Acesse a página especial da Rio 2016

O público em geral pode tratar as palavras como sinônimas, mas, segundo as regras da competição criada em 1896 na Grécia, existe uma diferença entre os dois termos.

Quem estabelece essa distinção é a Carta Olímpica, documento que estrutura o movimento olímpico e organiza o Comitê Olímpico Internacional.

De acordo com a regra número 6 da Carta, a Olimpíada é o período de quatro anos entre a realização de cada Jogos Olímpicos. Cada Olimpíada inicia no primeiro dia de janeiro do primeiro ano de realização dos Jogos e segue até o dia 31 de dezembro do quarto ano, véspera do próximo evento. Ou seja, estamos vivendo a XXI Olimpíada desde 1° de janeiro de 2016 até 31 de dezembro de 2019.

Já entre 5 a 21 de agosto de 2016 ocorrem os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ou os Jogos da Olimpíada, que é o evento esportivo propriamente dito. Também é necessário esclarecer a diferença entre Olimpíadas, no plural, e Olimpíada, no singular. Enquanto esta se refere a um único período de quatro anos, àquela pode ser considerada como a soma de todos as edições realizadas até hoje. 

Dessa forma, os Jogos de Verão ocorrem no primeiro ano da respectiva Olimpíada e os Jogos do Inverno no terceiro ano. Ficou confuso? A gente desenha:

 

Tags:  Rio 2016
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário