one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Seleção brasileira de vôlei joga na Rio 2016

Imagem: REUTERS/Marcelo del Pozo/Direitos Reservados

Compartilhar:

Brasil é o país do futebol, mas as medalhas são do Vôlei

Criado em 10/08/16 17h10 e atualizado em 10/08/16 19h45
Por Patrícia Serrão Edição:Líria Jade Fonte:Portal EBC

Há exatos 24 anos a seleção masculina de vôlei derrotou a Holanda por 3x0 e entrou para a história por ter conquistado a primeira medalha de ouro em esportes coletivos do Brasil. Isso deu início a uma expansão da prática da modalidade no país e à profissionalização do esporte. Até então, os brasileiros só tinham olhos para o futebol.

De lá para cá o Brasil conquistou 19 medalhas em esportes coletivos: quatro ouros, 8 pratas e sete bronzes. O vôlei é a modalidade que trouxe as medalhas mais valiosas. Além do ouro de 1992, os homens trouxeram a medalha dourada em 2004. Em 2008 e 2012, eles também chegaram às finais, porém voltaram com a prata. Já as mulheres conquistaram a medalha dourada em 2008 e 2012 e o Bronze em 1996 e em 2000.

Para Wagner Gomes, membro Conselho Federal de Educação Física e apresentador do programa Stadium, o vôlei é o esporte mais organizado que temos no país. Gomes conta os motivos que levaram o voleibol brasileiro ao pódio tantas vezes.

“O voleibol se profissionalizou de tal forma que a organização do esporte, hoje, tem uma renovação praticamente natural. É um dos poucos esportes coletivos que tem um centro de treinamento de altíssimo nível. Até os clubes de futebol querem fazer pré-temporadas por lá”, explica.

De sete esportes coletivos que são disputados nas Olimpíadas de Verão, o país conquistou medalhas em apenas três – vôlei, basquete e futebol. A de ouro veio apenas no vôlei. Os outros esportes possuem poucos adeptos no país e em função disto não possuem equipes muito competitivas. Entre os esportes que o país ainda não subiu no pódio estão o Handebol, Polo Aquático, Hockey sobre a grama e o Rugby de sete – este último fez sua estreia este ano nos jogos Olímpicos do Rio.

Gomes explica o porquê de o país não ser mais competitivo nestes esportes. “Falta um planejamento e um programa a longo prazo no Brasil incentivando outros esportes. O Rugby feminino, por exemplo, ficou em nono lugar, com isto elas conquistaram o direito de participar da liga mundial no ano que vem. Antes elas só eram convidadas. Mas também quem é que faz Rugby aqui? São pouquíssimos clubes. Então a gente precisa dar mais visibilidade a estes outros esportes para poder fazer um planejamento a longo prazo. O Brasil é muito grande, quanto mais praticantes o país tiver mais fácil de selecionar”, completa.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário