one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Paralimpíadas: conheça as regras do goalball

Criado em 15/08/16 21h49 e atualizado em 15/08/16 22h07
Por Portal EBC

Na Rio 2016, dez seleções masculinas e dez femininas buscam o pódio do goalball, disputado nos Jogos desde Toronto 1976, o esporte foi criado para os veteranos da Segunda Guerra Mundial que haviam perdido a visão. . As provas serão disputadas de 09 a 16 de setembro na Arena do Futuro, no Parque Olímpico da Barra.

A estreia da seleção brasileira de goalball nos Jogos Paraolímpicos foi em Pequim-2008. Apenas quatro anos depois, em Londres-2012, a equipe masculina ficou com a inédita medalha de prata.

Para as partidas, a quadra deve ter 9m de largura por 18m de comprimento. O jogo é dividido em dois tempos de doze minutos cada e as equipes são formadas por três jogadores titulares e três reservas, sendo que todos exercem, ao mesmo tempo, as funções de ataque e defesa. Assim como no futebol de cinco, há um guizo no interior da bola para emitir sons. Todos os atletas usam vendas nos olhos para não beneficiar quem tenha percepções luminosas. Por isso, o público não pode fazer barulho durante os jogos. 

Os maiores medalhistas no masculino são os Estados Unidos, Finlândia e Dinamarca. Já no feminino os Estados Unidos também lideram, seguidos pelo Canadá e pela Dinamarca.

O responsável pelas regras do esporte é a International Blind Sports Federation (http://www.ibsasport.org/sports/football) e no Brasil é a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (www.cbdv.org.br ). 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário