one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: REUTERS/Murad Sezer

Compartilhar:

Vôlei de praia: o único esporte em que o Brasil é o líder de medalhas

Criado em 19/08/16 00h49 e atualizado em 19/08/16 10h02
Por Gésio Passos Edição:Luiz Cláudio Ferreira Fonte:Portal EBC

É nas praias que o Brasil mais se destaca nas história das Olimpíadas. O vôlei de praia é o único esporte em o Brasil está consagrado como maior potência olímpica em números de medalhas. O esporte só estreou nos Jogos em Atlanta 1996, e depois de 20 anos, o Brasil lidera o número de medalhas com 13 pódios.

REUTERS/Tony Gentile
Aghatha e Bárbara se emicionam ao receber a medalha de prata nos Jogos do Rio 201. Foto: REUTERS/Tony Gentile

História de vitórias

Na Rio 2016, foram duas medalhas. Alison e Bruno Schmidt foram o grande nome do país ao faturar o ouro contra os italianos Nicolai e Lupo. E o rendimento poderia ser bem melhor. Agatha e Bárbara perderam a final para as alemãs Ludwig e Walkenhorst e ficaram com a prata. Larrissa e Talita ainda tiveram a chance de garantir mais um bronze, mas ficaram em quarto lugar ao serem derrotadas pelas estadunidenses Walsh e Ross.

Mas ao se comparar apenas o número de ouros, os Estados Unidos ainda estão na frente com seis medalhas, contra três dos brasileiros. Mas os estadunidenses têm apenas 10 medalhas no total. O Brasil soma três ouros, sete pratas e três bronzes.

A marca brasileira começou já na estreia dos jogos em 1996. Jacqueline e Sandra Pires fizeram a final com Mônia e Adriana Samuel, faturando as duas primeiras medalhas da história para as mulheres pelo país.

Emanuel e Alison comemoram a medalha de prata em Londres 2012.
 Emanuel e Alison comemoram a medalha de prata em Londres 2012. Foto: Washington Alves/AGIF/COB

Em Sidney 2000, Adriana Behar e Shelda ficaram com a prata e Adriana Samuel e Sandra Pires com o bronze. Nestes jogos, os homens estreiaram no pódium da modalidade, com Zé Marco e Ricardo conquistando a prata. Em Atenas 2004, foi a vez do dos homens conquistarem o ouro, com Ricardo e Emanuel. Adriana Behar e Shelda conquistaram mais um prata nestes Jogos.

A única vez as mulheres não conquistaram uma medalha foi em Pequim 2008. Na China, os homens conquistaram a prata com Márcio e Fábio Luiz e o bronze com Ricardo e Emanuel. Em Londres 2012, Emanuel e Alisson conquistaram outra prata para o país e Juliana e Larissa mais um bronze.

Dois atletas chegaram a três medalhas olímpicas no vôlei de praia: Ricardo e Emanuel. A dupla venceu duas medalhas, em 2004 e 2008, sendo que Ricardo já havia conquistado a prata em 2000 e Emanuel um bronze em 2012. Alisson, vencedor do ouro no Rio 2016, soma agora dois pódios, já que também havia conquista a prata em 2012.

Entre as mulheres, quatro atletas conseguiram duas medalhas. A dupla Adriana Behar e Sheldo com duas pratas em 2000 e 2004. E Sandra Pires e Adriana Samuel conquistaram a prata em 2000, sendo que Sandra havia vencido o ouro e Adriana a prata nos Jogos de 1996 com duplas diferentes. No total, foram sete medalhas para as duplas femininas e seis para as masculinas do país.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário