one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes - Direitos reservados

Compartilhar:

Paralimpíadas: confira o ranking de medalhistas brasileiros por estado e região

Criado em 18/09/16 17h43 e atualizado em 19/09/16 17h54
Por Gésio Passos Edição:Luanda Lima Fonte:Portal EBC

O Brasil conquistou nas Paralímpiadas do Rio um recorde no número de medalhas. Apesar de não ter chegado à meta de ficar entre os cinco primeiros países no quadro geral, o país conseguiu 72 medalhas em esportes coletivos e individuais, alcançando o número de 136 medalhistas.

Se contarmos os estados de nascimentos dos atletas brasileiros, São Paulo lidera o ranking do total de medalhistas, com dez ouros e um total de 35 medalhas. Muito da vantagem paulista vem do nadador Daniel Dias, de Santos, que conseguiu nove medalhas. O Rio de Janeiro vem logo atrás, com 21 atletas premiados, sendo duas de ouro. André Brasil, da natação, e Felipe Gomes, do atletismo, colaboraram com a marca fluminense com quatro medalhas cada.

Em terceiro vêm empatados o Rio Grande do Norte e o Mato Grosso do Sul, com nove medalhas. Os potiguares com um ouro, seis pratas e dois bronzes saem na frente, graças a Petrucio Santos, do atletismo, e Joana Silva, da natação, com três medalhas cada. Os sul-matogrossenses se destacaram no futebol de 7, com oito jogadores na seleção que venceu o bronze, além do ouro com Silvania Oliveira no atletismo. Outros 17 estados e mais o Distrito Federal também levaram atletas ao pódio.

Por região, o Sudeste acabou na frente das demais, com 64 medalhas. O Nordeste conseguiu 26 medalhas; o Centro-Oeste, 22; o Sul, 15; e o Norte, com oito pódios, completa o ranking.

Regiões medalhas

O Brasil ainda teve um atleta naturalizado que também conquistou uma medalha. Maurício Dumbo, que nasceu em Angola, vive no Brasil há 15 anos e se naturalizou no começo deste ano para defender a seleção de futebol de 5, esporte para deficientes visuais. Apenas cinco estados não tiveram representantes no pódio das Paralímpíadas Rio 2016: Amapá, Mato Grosso, Piauí, Roraima e Sergipe.

Confira o ranking com total de medalhas por estado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário