one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: J.P.Engelbrecht/ PCRJ

Compartilhar:

Ciclismo BMX: entenda as regras desse esporte olímpico

Criado em 01/07/16 19h31 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Portal EBC

O BMX, também conhecido como bicicross, surgiu por volta dos anos 1960. Essa modalidade de ciclismo entrou para o programa olímpico em Pequim 2008. BMX é a sigla de Bicycle Motocross, ou seja, aquelas bicicletas menores, com rodas aro 20 e apenas uma marcha e um freio, além de apresentar um quadro resistente para aguentar os muitos saltos ao longo do circuito.

A pista de BMX tem de 300 a 400 metros. As provas são individuais, em formato de corrida, em baterias com oito atletas. O formato é chamado de 'supercross'. Os competidores largam de uma plataforma com cerca de dez metros de altura e encaram diversos obstáculos montados na pista até a linha de chegada. Nas disputas masculinas, o limite máximo por país é de três atletas. No feminino, esse limite é de duas atletas.

Uma das características do esporte é a grande velocidade. Por isso, tombos são comuns. Os competidores devem usar trajes acolchoados, além de outros aparatos de segurança, como capacetes com protetor de boca e luvas.

Nos Jogos Olímpicos do Rio, as disputas da modalidade acontecem entre os dias 17 e 19 de agosto. As provas da modalidade serão realizadas no Centro Olímpico de BMX, no Parque Radical do Rio, em Deodoro. A pista dos Jogos do Rio mistura saibro e asfalto, tem 350 metros e muitas ondulações em sequência para dificultar a vida dos ciclistas.

De acordo com a União Ciclística Internacional (UCI), para competir os ciclistas precisam ter pelo menos 18 anos, possuir uma licença válida na federação nacional de seu país, e ter ao menos 10 pontos no ranking individual da modalidade.

O ciclismo BMX distribuiu 12 medalhas na história dos Jogos Olímpicos. O histórico dos atletas que subiram ao pódio registra uma diversidade grande de países. Das 12 medalhas, sete foram para atletas de diferentes nações. Apesar de ainda não terem conquistado um ouro na modalidade, os Estados Unidos são o país com mais medalhas, seguido por França, Letônia e Colômbia.

As francesas Anne-Caroline Chausson e Laetitia Le Corguille foram ouro e prata na prova feminina em 2008. Pela Letônia, Maris Strombergs conquistou o ouro tanto na China, em 2008, quanto nos Jogos passados. Já a Colômbia registrou todo seu sucesso na Inglaterra, com o ouro de Mariana Pajón no feminino e o bronze de Carlos Mario Oquendo Zabala no masculino.

As competições internacionais oficiais de BMX são regidas pela União Ciclística Internacional (UCI). No Brasil, a responsável é a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário