one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Conheça as regras do atletismo nos Jogos Olímpicos

Criado em 01/07/16 18h21 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Portal EBC Edição:Portal EBC

As provas de corrida, saltos e lançamentos fazem parte das competições olímpicas desde os Jogos da Antiguidade, e são consideradas uma das manifestações esportivas mais antigas da humanidade. Presente no programa olímpico desde a primeira edição da Era Moderna, em 1896, em Atenas, o atletismo é um dos esportes mais tradicionais das Olimpíadas. A participação das mulheres acontece desde 1928, em Amsterdã.

Atualmente, é a modalidade que confere o maior número de medalhas: 141, sendo 47 de ouro. No Rio 2016, serão dez dias de disputas, começando no dia 12 de agosto e seguindo até o dia 21 do mesmo mês. O Estádio Olímpico, o Pontal e o Sambódromo sediarão as provas do atletismo. São quatro tipos de prova: de pista (provas de velocidade, com barreiras, de revezamento, de meio-fundo e de fundo), de campo (saltos, lançamentos e arremesso de peso), de rua (marcha atlética e maratona) e combinadas (decatlo e heptatlo).

Desde a rapidíssima corrida de 100 metros rasos, concluída em menos de dez segundos até eventos longuíssimos, como os 10 mil metros, que demora mais de 27 minutos para terminar. Numa prova com esta, os atletas dão 25 voltas na pista oval de 400 metros.

Enquanto os corredores se empenham nas raias, dentro do gramado do estádio do Engenhão ocorrerão as chamadas “provas de campo”: os saltos, seja ele em altura, em distância, triplo ou com vara e os arremessos, que podem ser de peso, de martelo, de disco ou de dardo. O objetivo é lançar os apetrechos o mais longe possível.  

Conheça a modalidade atletismoFora todas essas provas, ainda há os revezamentos, corridas de 100 ou 400 metros, em que cada país é representado por um quarteto. Os corredores completam seu percurso e, em velocidade, tem que passar um bastão para o atleta seguinte.

Além das provas que ocorrem no estádio, o público poderá acompanhar, passada a passada, as corridas de rua, como a Maratona, de 42 quilômetros, e as marchas atléticas, de 20 e 50 quilômetros, sendo que esta última distância é cumprida apenas pelos homens.

Entre os homens, o finlandês Paavo Nurmi é o maior medalhista da história do atletismo, com nove ouros e três pratas entre 1920 e 1928. A mulher que coleciona o maior número de medalhas é a jamaicana Merlene Ottey-Page, com três medalhas de prata e seis de bronze. Os Estados Unidos, com 321 medalhas de ouro, é o maior vencedor da modalidade. O Brasil soma quatro outros – dois com Adhemar Ferreira da Silva no Salto Triplo, um com Joaquim Cruz nos 800 metros e outro com Maurren Higa Maggi no salto em distância.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) administra o esporte no país. A entidade máxima do atletismo é a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês).

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário