one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Conheça as regras do badminton velocidade no Rio 2016

Criado em 01/07/16 18h55 e atualizado em 07/07/16 14h47
Por Redação Fonte:Portal EBC

Disputado desde os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, o badminton mistura elementos que também estão presentes no tênis e no vôlei. O esporte é jogado com peteca (mais conhecida como volante) e uma raquete, em uma quadra separada por uma rede. A peteca é rebatida de um lado a outro da quadra com uma raquete mais comprida e com aro menor que as tradicionais.

Na estreia do esporte nas Olimpíadas, o destaque foi a Indonésia, com as conquistas das medalhas de ouro por Susi Susanti, no feminino, e Allan Budi Kusuma, no masculino. Nas duplas, a vitória ficou com os coreanos Kim Moon-soo e Park Joo-bong.

Nos Jogos Olímpicos do Rio, as disputas da modalidade acontecem entre os dias 11 e 20 de agosto, no Pavilhão 4 do Riocentro. Como o Brasil nunca disputou badminton em uma Olimpíada, esta será a estreia do país nos Jogos com Ygor Coelho e Lohaynny Vicente no individual. As vagas foram dadas aos brasileiros mais bem posicionados no ranking.

O badminton nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 vai distribuir 15 medalhas, três para cada categoria: simples masculino, simples feminino, duplas masculinas, duplas femininas e duplas mistas. Ao todo serão 172 atletas na competição, sendo 86 homens e 86 mulheres, na briga por medalhas.

Cada partida tem três games de 21 pontos cada uma, e vence quem ganhar dois. Se houver empate em 20 a 20, leva o game quem for o primeiro a abrir dois pontos. Mas, se o placar for de 29 a 29, quem fizer o ponto seguinte é o vencedor. A velocidade da peteca em um jogo profissional pode ultrapassar os 300km/h.

Os equipamentos necessários são as raquetes e as petecas. As raquetes são mais compridas e com aro menor do que as utilizadas no tênis. Elas medem 67 centímetros e pesam, em média, de 85 a 110 gramas. As petecas pesam entre 4,74 e 5,5 gramas e podem ser feitas de material natural ou sintético – as que são utilizadas nos Jogos Olímpicos têm 16 penas de ganso.

Entre os homens o maior medalhista é o coreano Dong-Moon Kim, com três medalhas. Ling Gao, da China, foi a mulher que mais recebeu medalhas na modalidade. Os chineses são os maiores vencedores, conquistando até agora 15 medalhas de ouro.

Apesar da origem indefinida, a modalidade que se conhece hoje teve início na Índia. Depois, a modalidade foi importada para a Inglaterra, quando ganhou seu nome atual.

As competições internacionais oficiais de badminton são regidas pela Federação Mundial de Badminton (BWF). No Brasil, a responsável é a Confederação Brasileira de Badminton.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário