one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: UIPM

Compartilhar:

Entenda as regras do pentatlo moderno, uma das modalidades das Olimpíadas

Criado em 02/07/16 17h40 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Da redação

Foi em 1912 que o criador dos Jogos Olímpicos, o barão de Coubertin idealizou a prova que mostraria quem era o atleta mais completo do mundo: o pentatlo moderno, esporte em que o participante tem que ter habilidades tão variadas a ponto de executar cinco modalidades diferentes no mesmo dia.

O pentatlo moderno é disputado em cinco atos: atletismo, natação, esgrima, hipismo e tiro esportivo. O esporte estreou em Estocolmo, na edição daquele ano, e conta disputas individuais no masculino e no feminino.

A origem do pentatlo moderno é ligada ao militarismo. Na Grécia Antiga, os espartanos utilizavam a modalidade para selecionar soldados mais completos e versáteis. Inserido pelos gregos nos Jogos da Antiguidade, o esporte tinha papel de destaque na disputa, já que o vencedor do pentatlo era considerado o grande campeão.

Em sua versão moderna, o esporte foi adaptado para uma simulação militar. Os atletas competem em provas de esgrima, natação e hipismo e, em seguida, disputam uma prova combinada de corrida e tiro. Vence o primeiro a cruzar a linha de chegada. Nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, o pentatlo moderno sofreu uma alteração: até então disputado em vários dias diferentes, os atletas passaram a cumprir as provas em apenas um dia.

Na primeira edição com a mudança, Aleksandr Parygin, do Cazaquistão, conquistou a medalha de ouro, após 13 horas de competição. A estreia olímpica das mulheres neste esporte aconteceu nas Olimpíadas de Sidney, em 2000. Na ocasião, a britânica Stephanie Cook conquistou a medalha de ouro.

Na primeira etapa, de esgrima, os pentatletas enfrentam uns aos outros numa série de duelos com a espada. Todos enfrentam todos. A vitória em um combate se dá quando ocorre um contato em qualquer parte do corpo do adversário. Se durante um minuto não se dá nenhum contato, ambos os pentatletas assumem a derrota.

Em seguida, os atletas nadam 200 metros livre contra o relógio. Quanto mais rápido, mais pontos receberá. Quando os atletas completam a prova em 2min30s, 200 pontos são adicionados à sua pontuação geral na competição. Cada 0,33 segundos mais rápido ou mais lento corresponde a mais ou menos um ponto no total. Se o atleta escapar na saída, não tocar a parede com alguma parte do corpo nas viradas ou dar um passo no fundo da piscina, será penalizado em 10 pontos.

Na fase do hipismo, o pentatleta só conhecerá seu cavalo após o sorteio que ocorre antes do início do aquecimento. O melhor colocado nas duas provas anteriores é o primeiro a sortear seu cavalo e assim sucessivamente. Duas quedas levam à interrupção do percurso. O percurso menor deve ser concluído em um minuto e o maior, em 1min17s. Os cavalos são apresentados aos técnicos e atletas antes da competição em um teste de saltos.

Finalmente a última e decisiva prova, o combinado de tiro e corrida. O percurso é de 3.200 metros em qualquer tipo de superfície e com um desnível máximo de 50 metros. A largada segue a ordem da classificação após as três provas anteriores. O melhor colocado larga primeiro e o segundo em seguida, de acordo com a diferença de pontos entre eles transformada em segundos.

Logo após a largada, os competidores dão a primeira parada para o tiro, tendo que atingir cinco vezes o alvo. Depois, a cada 800 metros percorridos, fará novamente os disparos, até completar quatro séries. Os acertos em cada série devem ser feitos num intervalo de 50 segundos. O alvo fica a dez metros de distância, os atletas atiram na posição de pé, com apenas uma das mãos, sem qualquer auxílio ou apoio.

O maior medalhista do pentatlo moderno é o soviético Pavel Lednev, com sete medalhas. Neste ano, as competições do pentatlo moderno acontecem nos dias 18, 19 e 20 de agosto. A disputa acontece na Arena da Juventude, no Centro Aquático de Deodoro e no Estádio de Deodoro.

O esporte é regido pela Union Internationale de Pentathlon Modern (UIPM). No Brasil, o responsável é a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário