one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ginástica rítmica conquista ouro no Pan

Imagem:

Compartilhar:

Ginástica rítmica: conheça as regras da disputa no Rio 2016

Criado em 01/07/16 19h54 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Portal EBC

É como se fosse um espetáculo de dança: ao som de música, isoladamente ou em quintetos, as ginastas se apresentam em um tablado com aros, maças, fitas, bolas ou cordas, jogando os apetrechos para o alto, pegando novamente, rolando no solo e formando coreografias.

Assim é a ginástica rítmica, um esporte exclusivamente feminino, que estreou nos Jogos de Los Angeles, em 1984. Bem ensaiadas, as ginastas precisam prestar atenção à harmonia e ritmo da música, item obrigatório nas apresentações: o balé deve terminar exatamente no momento em que a trilha sonora parar.

Na prova individual, a ginasta tem entre um minuto e 15 segundos a um minuto e meio para executar sua rotina. Nas disputas de conjunto, cinco atletas se apresentam em duas rotinas de 2 minutos e 15 segundos a dois minutos e meio - a primeira, com cinco fitas, e a segunda, com três pares de maças e dois arcos.

Para cada segundo a mais ou a menos na apresentação, existe uma penalidade de 0.05 pontos. Todas devem usar uniformes idênticos, ter os cabelos presos e manter-se sempre em movimento. Os juízes avaliam a perfeição da execução, a criatividade, o ritmo e a dificuldade das séries para dar as notas. Quem tiver a melhor nota, vence.

Apesar de a ginástica rítmica contar com cinco materiais para as apresentações (corda, arco, bola, maças e cinta), apenas quatro podem ser escolhidos para a disputa das Olimpíadas. De acordo com o sistema de rodízio estipulado pela federação internacional, a corda ficará de fora desta edição.

O arco é feito de madeira ou de plástico, com diâmetro entre 80 e 90cm e peso de 300g, no mínimo. As fitas de cetim tem cerca de seis metros de comprimento e são presas a uma vareta. A bola, com diâmetro entre 18 a 20cm e peso de 400g, é de plástico ou de borracha. As maças, que são utilizadas sempre em pares e têm formato semelhante ao de uma garrafa, medem cerca de 40cm, pesam 150g e são feitas de madeira ou material sintético. Os equipamentos não podem ser dourados nem prateados.

Desde Sidney 2000, as ginastas russas dominam a modalidade: de lá para cá, foram oito ouros, duas pratas e um bronze. A supremacia russa, especialmente nas provas de conjunto, só foi quebrada em Atlanta 1996, quando as espanholas foram campeãs.

Nos Jogos do Rio, a modalidade será disputada na Arena Olímpica da Barra da Tijuca, entre os dias 19 e 21 de agosto. A Federação Internacional de Ginástica (FIG) é a entidade máxima da modalidade - que, no Brasil, é administrada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

 
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário