one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Pólo aquático: saiba mais sobre o esporte olímpico

Criado em 01/07/16 20h16 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Redação Fonte:Portal EBC

O polo aquático fez sua estreia na segunda edição dos Jogos Olímpicos, em Paris, no ano de 1900. Depois de um breve hiato nos Jogos seguintes, o esporte voltou a ser disputado nos Jogos de Londres, em 1908, e desde então esteve em todas as edições das Olimpíadas. Mas foi só a partir de 2000, em Sidney, que as mulheres também passaram a disputar medalhas na modalidade. Desde então, seis medalhas estão em jogo no esporte (três no masculino e três no feminino).

Os húngaros detêm a hegemonia na disputa pelas medalhas. Entre 1928 e 1980, eles subiram ao pódio em todas as competições. Entre 1932 e 1976, levaram seis dos dez ouros em disputa. Em 2008, veio o nono ouro olímpico dos húngaros no polo. O Brasil nunca faturou medalhas na modalidade.

O nome do esporte remete às suas origens. No início, os atletas jogavam montados em barris flutuantes, que lembravam os cavalos do polo equestre. As regras do esporte foram consolidadas em 1897 pelo norte-americano Harold Reeder, com a intenção de conter as tendências violentas da modalidade.

As partidas da fase preliminar da competição de polo no Rio serão disputadas no Centro Aquático Maria Lenk entre os dias 6 e 14 de agosto. De 15 a 20 de agosto, o esporte se muda para o Estádio Aquático Olímpico.

A fórmula da competição é diferente no feminino e no masculino. No masculino, doze seleções foram divididas em dois grupos de seis, nos quais as quatro melhores avançam para as quartas-de-final. A partir daí, os jogos são eliminatórios até a final. No feminino, são dois grupos de quatro equipes na primeira fase. Nenhuma seleção será eliminada nesta etapa preliminar - as partidas servirão apenas para definir os confrontos nas quartas-de-final.

O polo aquático é comandado internacionalmente pela Federação Internacional de Natação (Fina), e no Brasil, pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário