one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rio 2016: conheça as regras do ciclismo mountain bike

Criado em 01/07/16 19h41 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Redação Fonte:Portal EBC

O ciclismo mountain bike é disputado em Jogos Olímpicos desde 1996, nas Olimpíadas de Atlanta. Assim como o BMX, o mountain bike surgiu da curiosidade e da ânsia por aventura dos norte-americanos da década de 1970.

A modalidade terá, no Rio de Janeiro, um total de 80 atletas - 50 homens e 30 mulheres. Nos Jogos do Rio 2016, os ciclistas vão encontrar um circuito de terra, com trilhas sinuosas, subidas e descidas e obstáculos como pedras e raízes. Os duelos de mountain bike nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro acontecem nos dias 20 e 21 de agosto, no Centro de Mountain Bike, que fica no Parque Radical.

As provas de mountain bike são disputadas no formato cross-country, com múltiplas voltas. O primeiro ciclista a completar todas as voltas e cruzar a linha de chegada vence a corrida. Uma prova dura, em média, de uma hora e meia a duas horas, desde a largada até o último ciclista a cruzar a linha de chegada. Como a prova é de longa duração, os ciclistas podem receber garrafas de água ou energético a cada volta, além de pequenos lanches na "zona de alimentação".

A bicicleta do mountain bike tem pneus mais largos do que a de estrada, além de amortecedores traseiros e dianteiros, para diminuir o impacto para os atletas nos terrenos acidentados do percurso. O material utilizado, também por conta do impacto, é mais resistente. Mas isso não deixa a bicicleta tão pesada, com cerca de 8kg a 9kg.

Os competidores devem usar um capacete, que é ventilado para manter a temperatura. As roupas são leves e aerodinâmicas, com camisetas de mangas curtas e shorts, e devem facilitar a "respiração" da pele.

Até agora, o mountain bike olímpico teve dez medalhas de ouro distribuídas. No Rio, mais duas estarão em disputa. Desde Atlanta 1996 a Londres 2012, apenas dois atletas conseguiram conquistar a medalha de ouro duas vezes. Com isso, a modalidade tem oito campeões diferentes. Os únicos a conseguir repetir o título foram a italiana Paola Pezzo, medalha de ouro em Atlanta e Sidney 2000, e o francês Julien Absalon, campeão no masculino em Atenas 2004 e Pequim 2008.

As competições internacionais oficiais são regidas pela União Ciclística Internacional (UCI). No Brasil, a responsável é a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário