one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Saiba como vai ser disputado o rúgbi no Rio 2016

Criado em 01/07/16 20h19 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Portal EBC

Oficialmente, as primeiras regras do rúgbi surgiram na Rugby School, localizada em Rugby, na Grã-Bretanha. A primeira federação nacional, a Rugby Football Union, da Inglaterra, foi formada em 1871.

Durante uma partida de futebol em 1823, um estudante da Rugby School, William Webb, pegou a bola com as mãos e correu até o gol. A história é reconhecida oficialmente e muitos defendem o lance como a origem da modalidade. Outra vertente histórica aponta que a modalidade é inspirada, na verdade, nos jogos com bola e contato físico de civilizações antigas, tais como o Harpastum, praticado pelos romanos no passado.

A prática do rúgbi de sete (7-a-side) é uma das novidades do programa dos Jogos Olímpicos de 2016. Mas se engana quem pensa ser a primeira vez que o rugby aparece em eventos olímpicos. O rúgbi foi disputado em quatro edições passadas: Paris 1900, Londres 1908, Antuérpia 1924 e Paris 1924. Antigamente, a modalidade ocorria apenas com 15 jogadores para cada lado (15-a-side).

Agora, o rúgbi de 7 traz mais agilidade para a partida por ter sete jogadores em campo e cinco na reserva, sendo que apenas três deles podem ser usados para substituição.

Jogando em casa, em 1900, a França foi a primeira seleção a vencer a modalidade. A disputa ocorreu contra os ingleses, criadores das primeiras regras do esporte. Nos eventos seguintes, a Austrália tornou-se campeã e os Estados Unidos venceram outras duas edições. O envolvimento dos Estados Unidos permitiu a criação do futebol americano, popular no país e com objetivos relativamente parecidos.

No rúgbi, o jogador não deve tocar ou passar a bola para alguém do time que esteja na frente da linha da bola. Por opção, a equipe pode até utilizar os pés para chutar e realizar dribles. O importante é levar a bola para o fim da linha do campo adversário. Se o adversário for até lá e colocar a bola no solo, ele faz um “try” e ganha 5 pontos. Quem marcar um “try” ainda ganha o direito de tentar converter um chute a gol. Cada chute a gol vale dois pontos. Assim, um “try convertido” equivale a 7 pontos.

Mundialmente, o rúgbi fica sob responsabilidade do Conselho Internacional de Rugby (www.irb.com). A modalidade é representada no Brasil pela Confederação Brasileira de Rugby (www.brasilrugby.com.br), que participará dos jogos nas categorias masculina e feminina.

De acordo com informações da CBR, nos últimos 3 anos, o Brasil projetou-se da 45ª para a 27ª posição no ranking da International Rugby Board (IRB) na categoria masculina adulta. Já no feminino, a seleção brasileira conquistou a 10ª posição no último Campeonato Mundial realizado em Dubai em 2009 – a melhor posição alcançada por uma equipe brasileira em Mundiais. O time das mulheres é considerado a melhor equipe da América Latina, na frente do Uruguai, Chile e Argentina.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário