one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Saiba mais sobre a canoagem slalom, uma das modalidades do Rio 2016

Criado em 01/07/16 19h15 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Portal EBC

A canoagem slalom nasceu em 1932, na Suíça, inspirada em provas de descida de esqui na neve. Nessa modalidade de canoagem, o atleta rema em canoa ou caiaque por um percurso em corredeira natural ou artificial, definido por balizas, sem cometer penalidades e no menor tempo possível.

Até a edição de Cidade do México em 1968, a canoagem incluía apenas provas de canoagem velocidade. Já a canoagem slalom estreou nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972, saiu do programa na edição seguinte e só voltou a fazer parte dos Jogos em 1992, em Barcelona.

No total, serão 70 barcos, divididos entre K1 (feminino e masculino), C1 e C2 (ambos apenas no masculino). Nos Jogos Olímpicos do Rio, as disputas da modalidade acontecem entre os dias 7 e 11 de agosto, no Estádio de Canoagem Slalom, construído em Deodoro e que terá 25 milhões de litros de água distribuídos em dois canais.

O esporte é praticado em canoa individual, canoa dupla e caiaque simples, sempre em águas rápidas. Os percursos são definidos por 18 a 25 balizas, também chamadas de portas, que o canoísta deve percorrer sem faltas e no menor tempo possível. As portas de cor verde devem ser atravessadas a favor da correnteza e as de cor vermelha no sentido contrário.

As canoas têm no mínimo de 3,5 metros de comprimento para C1 e 4,1 metros para C2. Os atletas competem ajoelhados e utilizam remos de apenas uma pá. Já os caiaques têm no mínimo de 3,5 metros de comprimento. Os atletas competem sentados e utilizam remos de pás duplas.

Árbitros observam se os atletas tocam as balizas ou deixam de passar por alguma porta. Essas infrações geram penalidades, aumentando o tempo final do competidor: são dois segundos quando eles tocam a baliza e 50 quando deixam de passar pela porta.

Os maiores medalhistas olímpicos da história da canoagem slalom são irmãos. Os eslovacos Peter Hochschorner e Pavol Hochschorner foram campeões na categoria slalom C-2 nas edições de Sidney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008 e ainda levaram o bronze em Londres, em 2012.

Em provas individuais de canoagem slalom, o francês Tony Estanguet ocupa posição de destaque como uma lenda da modalidade. Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Sidney e Atenas, ele conquistou o ouro pela terceira vez na edição de Londres e tornou-se o único a triunfar três vezes nos Jogos competindo sozinho.

Em 1924, foi criada a Federação Internacional de Canoagem, que é a responsável pela organização da modalidade em todo o mundo. No Brasil, a responsável é a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário