one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Saiba mais sobre hóquei sobre grama, um dos esportes dos Jogos Olímpicos

Criado em 01/07/16 20h12 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Redação Fonte:Portal EBC

O hóquei sobre grama está longe de ser popular no Brasil. Mas durante dos Jogos Olímpicos Rio 2016, tem tudo para atrair o torcedor brasileiro por ter algumas semelhanças com futebol. O objetivo é conduzir a bolinha, com cerca de sete centrímetros de diâmetro, com um taco por um campo de grama sintética, trocando passes com os companheiros até chegar próximo de concluir a gol.

A modalidade participa das Olimpíadas desde 1908, em Londres, ficando de fora apenas de Estocolmo 1912 e de Paris 1924. A disputa por medalha no masculino só passou a valer em 1928, em Amsterdã, na Holanda. Os vencedores, na ocasião, foram os indianos.

Já para as mulheres, a disputa por medalha demorou bem mais tempo. A primeira competição feminina em Jogos Olímpicos foi em 1980, em Moscou. Quem estreou o topo do pódio foi a seleção de Zimbábue.

O hóquei sobre grama é disputado entre duas equipes, com 11 jogadores de cada lado. No banco são cinco reservas e não há limite de substituições. Os jogadores de linha só podem conduzir a bola com o taco e apenas o goleiro pode tocar a bola com o corpo.

Entre os equipamentos utilizados pelos atletas estão chuteiras, caneleiras, protetor de dentes e taco, para os jogadores de linha. A curvatura e o comprimento do taco variam de acordo com a preferência do jogador. O goleiro usa uma armadura especial, composta de capacete, protetor facial, luva, e caneleiras reforçadas.

No cenário mundial, a Índia domina o quadro de medalhas nas Olimpíadas entre os homens: são oito medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze conquistadas entre 1928 a 1980.

No feminino, Austrália e Holanda possuem três medalhas de ouro, cada uma. As holandesas somam ainda três medalhas de bronze.

O Brasil nunca participou do hóquei sobre grama na Olimpíada. A primeira vez será nos Jogos do Rio. Os brasileiros ocupam atualmente a 34ª posição no ranking internacional no masculino. Já na categoria feminina, o Brasil ocupa a 50ª posição e não se classificou para as Olimpíadas.

Nos Jogos do Rio, as disputas serão na Arena Olímpica de Hóquei, em Deodoro, entre os dias 6 e 19 de agosto. A Índia é o maior vencedor entre os homens, com oito medalhas de ouro. Já entre as mulheres, as australianas possuem três títulos olímpicos.

O esporte é controlado internacionalmente pela Federação Internacional de Hóquei sobre Grama (FIH), e, no país, pela Confederação Brasileira de Hóquei sobre Grama (CBHG).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário