one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: United World Wrestling Press

Compartilhar:

Saiba mais sobre a luta greco-romana, um dos esportes dos Jogos Olímpicos

Criado em 02/07/16 20h05 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Da redação

Inspiradas nas formas de disputa da Grécia e da Roma Antiga, os franceses criaram o estilo greco-romana já no século XIX. Já nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas 1896, ocorreu a primeira disputa do estilo.

Na luta greco-romana, são permitidos apenas golpes da linha da cintura para cima. Os lutadores só podem utilizar os braços para derrubar o adversário. A modalidade é praticada apenas por homens e está dividida em seis categorias, de acordo com o peso dos lutadores. 

Cada combate dura seis minutos, mas, caso um lutador consiga derrubar ou imobilizar o adversário, ele vence a luta. Se o tempo se esgotar, a decisão se dá pelos pontos dados pelos juízes aos golpes e às punições por falta de combatividade. 

Apesar de se chamar luta greco-romana, quem domina este esporte não são nem os gregos, tampouco os italianos. Nas Olimpíadas, a antiga União Soviética ainda sustenta o maior número de medalhas, com 34 ouros. O russo Aleksander Karelin é o maior vencedor da modalidade, com três ouros e uma prata.

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, os combates vão acontecer na Barra da Tijuca, na Arena Carioca 2, entre 14 e 16 de agosto. O esporte é comandado pela União Mundial de Wrestling (UWW) e no país pela Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário