one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ciclismo de estrada

Imagem: Julius.kusuma/Wikipedia

Compartilhar:

Saiba mais sobre o ciclismo de estrada, um dos esportes dos Jogos Olímpicos

Criado em 01/07/16 19h36 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Portal EBC

O ciclismo de estrada fez parte do programa da primeira edição dos Jogos Olímpicos, em Atenas, em 1896. O esporte distribui quatro medalhas nos Jogos Olímpicos, nas provas de resistência e contra o relógio, tanto no masculino como no feminino. Esta é a modalidade olímpica com mais atletas. Ao todo, são 211 atletas na modalidade - 144 homens e 67 mulheres.

A prova de resistência é disputada por todos os atletas e dura mais de cinco horas, no masculino, e quatro, no feminino. Apesar de todos os atletas classificados disputarem a prova de resistência, somente 65 (40 homens e 25 mulheres) correm contra o relógio.

Nos Jogos Olímpicos do Rio, as disputas da modalidade acontecem nos dias 5, 6 e 10 de agosto. A largada da prova de estrada será no Forte de Copacabana e os ciclistas percorrerão 165 quilômetros, passando pelos bairros de Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra, Recreio, Guaratiba, Alto da Boa Vista, Floresta da Tijuca, Horto, Jardim Botânico e Gávea. Nestas áreas o público poderá ver os ciclistas de perto, até que eles voltem para o Forte de Copacabana. Ali ocorrerá o sprint final, a reta de chegada que definirá o vencedor do ciclismo de estrada. Vence aquele que cruzar a linha de chegada primeiro.

Na prova de contrarrelógio, que terá largada no Pontal, o sistema é um pouco diverso. Os ciclistas não correm em peletões: eles largam individualmente, a cada 90 segundos, justamente para que o competidor faça todo o percurso sozinho, sem poder pegar o vácuo de outra bicicleta e enfrentando o vento de frente.

Nas provas de estrada, as bicicletas precisam ser leves, resistentes e confortáveis, já que os ciclistas passam muitas horas pedalando. Já no contrarrelógio, o que conta é a aerodinâmica. O guidão é propositalmente baixo, o que permite ao ciclista uma boa economia de energia, além de uma aerodinâmica mais favorável.

Os uniformes dos ciclistas devem ser feitos de material que absorva o suor e permita que a pele respire. Os shorts de lycra facilitam a circulação e evitam o atrito com o selim, enquanto pedais de encaixe permitem fixar o pé, oferecendo mais estabilidade e controle.

A ciclista Jeannie Longo-Ciprelli é a maior medalhista na modalidade, com quatro medalhas. Entre os homens, o dinamarquês Henry Hansen tem duas medalhas de ouro e uma de bronze pela modalidade.

As competições internacionais oficiais são regidas pela União Ciclística Internacional (UCI). No Brasil, a responsável é a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário