one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Saiba mais sobre o hipismo adestramento, um dos esportes dos Jogos Olímpicos

Criado em 01/07/16 20h01 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Redação Fonte:Portal EBC

Uma das três modalidades do hipismo, o Adestramento é o verdadeiro desfile de montarias extremamente treinadas, que galopam de forma determinada pelo cavaleiro. Na modalidade, o atleta tem um espaço delimitado – um retângulo de 60 por 20 metros, para ali executar movimentos definidos pelo regulamento, numa sequência pré-estabelecida: passo, trote, meio-galope e galope, mostrando amplo domínio sobre o cavalo.

Cada participante passa por três etapas: nas duas primeiras, são realizados movimentos obrigatórios. Na última etapa do Adestramento é executada uma coreografia livre, ao som de música. Sete juízes avaliam a apresentação, com notas de 0 a 10, tendo principal quesito o controle do cavaleiro sobre o cavalo.

Até mesmo a postura da cabeça e a posição das orelhas do animal são levadas em conta. Falar com o cavalo ou fazer qualquer barulho é proibido. Após três erros, o cavaleiro é eliminado.

O Adestramento é disputado individualmente e por equipes. O Hipismo é o único esporte olímpico que homens e mulheres concorrem entre si, sem distinção. Aliás, elas costumam levar vantagem no trato com os cavalos e tem obtido resultados superiores aos homens.

No Rio, a competição será disputada no Centro Olímpico de Hipismo, em Deodoro, local construído para o Pan 2007 que foi ampliado para os Jogos Olímpicos. A competição ocorre entre os dias 10 e 15 de agosto.

A Alemanha é a maior vencedora da modalidade, com 7 ouros individuais e 12 por equipes. A modalidade é organizada pela Federação Internacional de Hipismo (FEI), no Brasil, a Confederação Brasileira de Hipismo é quem comanda o esporte.

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário