one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Taekwondo marca presença no Rio 2016; conheça as regras

Criado em 01/07/16 20h24 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Redação Fonte:Portal EBC

Criado na Coreia do Sul em 1955, o Taekwondo é uma luta extremamente rápida, onde o competidor tem que atingir seu adversário com chutes ou socos no tronco ou na cabeça. Para evitar graves ferimentos, os lutadores usam equipamentos de proteção – o chamado “Hogu” - nas cores azul ou vermelha.

Cada luta é dividida em três rounds de três minutos cada. Os golpes recebem pontuação dos juízes, podendo variar entre um e quatro pontos. Curiosamente, os melhores pontos são frutos de contra-ataques, já que o Taekwondo valoriza a rapidez de reação e a velocidade de pensamento do que puramente a força bruta.

Um detalhe importante é que os treinadores podem pedir a revisão imediata de uma decisão dos árbitros, baseado nas imagens de vídeo. O replay, neste caso, pode alterar a contagem de pontos se a reclamação for justa.

Esporte olímpico desde os Jogos de Sydney 2000, o Taekwondo está dividido em quatro categorias masculinas e quatro femininas. A Coreia do Sul é a grande vencedora, com 10 medalhas de ouro. O Brasil foi uma única vez bronze, com a lutadora Natália Falavigna, em Pequim 2008.

De 17 a 20 de agosto 24 medalhas serão disputadas na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra.

A Confederação Brasileira de Taekwondo (www.cbtkd.com.br) administra o esporte no país. A entidade máxima do Taekwondo é a Federação Mundial de Taekwondo (www.worldtaekwondofederation.net)

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário