one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Atleta de triatlo

Imagem:

Compartilhar:

Triatlo é uma das modalidades dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Criado em 01/07/16 20h37 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Portal EBC

Criado em 1974 em San Diego, nos Estados Unidos, o triatlo é um desafio de fôlego para os atletas. A competição é uma das únicas que não contam com eliminatórias. Uma única prova decide tudo: quem fizer o menor tempo leva a medalha de ouro.

Apesar de ter surgido há mais de quatro décadas, foi apenas em 2000 que o triatlo passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos, na edição realizada em Sidney, na Austrália. A disputa levou meio milhão de pessoas às ruas para acompanhar de perto a superação dos atletas.

O esporte foi criado como um treinamento alternativo para testar e avaliar a forma física dos atletas após o período de férias. Fez tanto sucesso que os competidores pediram que o exercício continuasse nos anos seguintes até que, após adaptações e consequente popularização, a modalidade se tornou olímpica. No início, os testes eram uma combinação de 500 metros de natação, 12km de ciclismo e 5km de corrida.

A  Austrália foi o palco da estreia do triatlo nas Olimpíadas em 2000 e é também o país mais bem sucedido no esporte, com cinco medalhas (uma de ouro, duas de prata e dois bronzes). O Brasil ainda não conquistou nenhuma medalha olímpica na prova.

No ranking de atletas, o canadense Simon Whitfiel se destaca pela conquista de duas medalhas - uma de ouro e outra de prata. Na categoria feminina, três mulheres empatam com uma medalha de ouro cada: a sueca Nicola Spirig, a australiana Emma Snowsill e a austríaca Kate Allen.

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, as duas provas de triatlo distribuirão 6 medalhas e  serão realizadas no Forte de Copacabana, na zona sul da cidade, nos dias 18 (final masculina) e 20 de agosto (final feminina).

A entidade máxima que gerencia o esporte em nível mundial é a International Triathlon Union, fundada em 1989 na França. Ela é a responsável por criar os manuais de árbitros, regras e operações para a modalidade. No Brasil o triatlo chegou em 1981, mas a primeira competição oficial só aconteceu em 1983 no Rio de Janeiro. A Confederação Brasileira de Triathlon, criada em 1991, é a entidade que representa o esporte em nível nacional.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário