one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Vela marca presença no Rio 2016; conheça as regras

Criado em 01/07/16 20h40 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Redação Fonte:Portal EBC

Velejar. É isso que o homem já faz há muitos séculos. No entanto, competir, querer ser mais rápido que o outro barco, aí sim, é esporte. Nas Olimpíadas desde os Jogos de Paris, em 1900, a Vela é uma modalidade em constante atualização. Desde o início do século 20 até hoje já existiram 49 classes diferentes. Cada classe representa um modelo de barco, com dimensões e peso definidos.

Para os Jogos do Rio 2016 serão cinco classes para homens, quatro para mulheres e uma – a Nacra 17 - para duplas mistas. Em cada classe são disputadas 11 regatas, sendo que na última apenas as dez embarcações melhores classificadas participam. É a chamada regata da medalha, com duração de 30 minutos e pontuação dobrada. Serão distribuídas 30 medalhas na modalidade.

Os velejadores recebem pontos de acordo com a colocação obtida nas regatas. Ou seja, o vencedor ganha um ponto, o segundo colocado ganha 2, o terceiro ganha 3. Assim, o campeão é aquele iatista que somou o menor número de pontos em toda a competição, ou seja, obteve os melhores resultados durante as regatas.

As provas serão disputadas na Baía de Guanabara, na altura da Marina da Glória dos dias 6 a 21 de agosto. Os ingleses, com 25 medalhas de ouro, são os senhores da Vela. Mas os brasileiros também possuem ótimo retrospecto, tendo subido 6 vezes no lugar mais alto do pódio.

A vela é gerida pela  World Sailing, antiga ISAF)http://www.sailing.org/). No Brasil, a responsável é a  Confederação Brasileira de Vela (http://www.cbvela.org.br/).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário