one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bola de futebol

Imagem:

Compartilhar:

Acordo judicial define entrada do Rio Branco-AC na Série C

Criado em 29/05/13 17h33 e atualizado em 02/01/15 18h16
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Às vésperas do início da Série C do Brasileirão, os clubes participantes foram pegos de surpresa com uma decisão de última hora. O Rio Branco-AC jogará a competição, que passará a ter 21 times: 11 no Grupo A e 10 no Grupo B. A novidade foi anunciada após a audiência de conciliação comandada pelo ministro do STF, Luiz Fux. Participaram da sessão representantes da CBF, do Rio Branco-AC e do Treze-PB.

Entenda o impasse

O imbróglio remonta ao ano de 2011, quando o Rio Branco foi punido por desobedecer as normas da Fifa que proíbem os times de solicitar interferência da Justiça Comum. Na época, o clube acriano moveu uma ação porque não concordou com a decisão do Ministério Público que vetou a liberação de seu estádio.

A resposta da CBF foi a exclusão da Série C de 2012, mas voltou atrás e readmitiu a equipe após um acordo. Porém, nesse intervalo de tempo, o Treze-PB também ingressou na Justiça Comum pelo direito de jogar a competição no ano pasado. Em sua argumentação, os advogados do clube sustentavam que, com a exclusão do Rio Branco, o clube deveria ser convocado pela CBF já que foi o 5º colocado na Série D de 2011. Pelo regulamento, apenas os 4 melhores clubes teriam direito ao acesso.

- Saiba mais em reportagem da Radioagência Nacional:

O impasse teve polêmico desdobramento na edição do ano passado, que atrasou mais de um mês devido à movimentação do Treze. Por decisão da juíza Ritaura Rodrigues Santana, os paraibanos conseguiram a vaga e disputaram a competição, escapando do rebaixamento somente na última rodada.

O acordo desta terça (28) garantiu a presença de ambos na Série C 2013. Em contrapartida, os clubes encerraram todas as ações movidas no passado.

Descontentamento

A decisão põe fim ao conflito entre Rio Branco, Treze e CBF. Mas gera descontentamento em outras equipes. Isso porque a CBF decidiu que o Grupo A terá 11 equipes com 3 rebaixados. Inicialmente, seriam rebaixados apenas 2 de cada grupo. Nos bastidores, circula a informação de que alguns clubes estão se sentindo prejudicados e irão protestar contra a medida.

Primeira rodada

Apesar da necessidade de ajustes na tabela para incluir o Rio Branco, a primeira rodada está mantida. A CBF irá publicar nos próximos dias o novo calendário de jogos do Grupo A.

Haverá acréscimo de uma rodada. Uma vez que o número de participantes no Grupo A é ímpar, cada clube irá folgar em uma rodada.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário