one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jogadores do Ipatinga antes de jogo contra o Tricordiano

Imagem:

Compartilhar:

STJD rebaixa Ipatinga para a Série D do Campeonato Brasileiro

Criado em 10/02/14 17h49 e atualizado em 02/01/15 17h35
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

O Ipatinga, que jogou a Série C do ano passado como Betim, foi rebaixado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para a Série D do Campeonato Brasileiro. A punição aconteceu porque, no ano passado, o clube mineiro entrou na Justiça Comum para reverter decisões do STJD antes de esgotar todas as instâncias da justiça desportiva. Como a condenação parte do Pleno, a última instância do tribunal da bola do país, o Ipatinga não pode mais recorrer da decisão. A única saída seria apelar para os tribunais internacionais, como o Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Entenda o caso

Quando ainda se chamava Betim, o Ipatinga foi condenado pelo STJD, atendendo à solicitação da Fifa, a perda de seis pontos na Série C de 2013. O motivo foi o não pagamento de uma dívida que o Tigre tinha com o Nacional da Madeira, quando da transferência do lateral Luizinho para o time de Portugal. O clube de Minas impediu a retirada de pontos graças a uma liminar concedida pela Justiça Comum.

Como a entidade máxima do futebol define que somente os tribunais desportivos têm competência para julgar os impasses no âmbito do futebol, e estabelece que clubes que procurarem outras esferas jurídicas para resolver questões relativas aos gramados podem ser excluídos de campeonatos, o antigo Betim foi denunciado e punido com a eliminação da Série C na primeira instância. Mas, em julgamento no Pleno, o tribunal alterou a pena e assegurou a permanência do Tigre na Terceirona.

Na reta final da Série C, o Betim se envolveu em confusão parecida: novamente por dívida com clube estrangeiro - desta vez com o The Strongest -, o clube foi punido com perda de pontos, o que o tirou momentaneamente das quartas de final. O Mogi Mirim herdou a vaga que era do representante mineiro na fase final. Mas, novamente, outra liminar da Justiça Comum devolveu o Betim à competição. O Betim acabou eliminado pelo Santa Cruz, campeão da Terceirona.

Imbróglio

Na decisão que decretou o rebaixamento do Ipatinga, o STJD não se pronunciou sobre quem fica com a vaga que foi aberta na Série C deste ano: se é o Crac, último clube do Grupo B que foi rebaixado para a Quarta Divisão, ou se o Tiradentes, quinto colocado da última divisão do nacional, garante o acesso. Além disso, o Ipatinga pode voltar a recorrer à Justiça Comum, o que, mais uma vez, pode colocar o campeonato em xeque.

No ano passado, Treze e Rio Branco tiveram suas participações na Terceira Divisão confirmadas pela CBF depois de conseguirem vitórias judiciais na esfera comum. O caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), e um acordo teve que ser mediado pelo ministro Luiz Fux. A saída foi um campeonato com 21 clubes ao invés de 20, com um grupo de dez e outro de 11 clubes. A CBF ainda não confirmou se esta fórmula será mantida para a edição de 2014.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário