one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Fortaleza garantiu a classificação com duas rodadas de antecedência: o Leão do Pici também avança como primeiro colocado da chave, e fará os jogos decisivos em casa

Imagem:

Compartilhar:

Guia da Série C: Fortaleza e Juventude como favoritos; confira os participantes

Criado em 20/05/16 22h50 e atualizado em 07/07/16 14h19
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

No último sábado (21), vinte equipes das cinco regiões do país começam a disputar a Série C do Campeonato Brasileiro. A edição deste ano mostra uma disparidade entre os times dos Grupos A e B. Enquanto os times das regiões Norte e Nordeste chegam forte para a competição, participantes da chave que têm times Sul e Sudeste chegam após enfraquecidos, alguns dos times amargando rebaixamentos em estaduais.

Para você ficar por dentro de como estão as vinte equipes e o que cada uma deve almejar na Série C, o Portal EBC preparou um guia para você. Confira quem luta para subir e quem luta para não cair.

FAVORITOS - LUTA PELO ACESSO - PELOTÃO INTERMEDIÁRIO - LUTA PARA NÃO CAIR - CHANCES DE REBAIXAMENTO

 

Favoritos ao título

 

 

Fortaleza

Dos 20 times que disputam a Série C, o que mais chega com status de favorito é o Fortaleza. Além da tradição e da torcida que lota estádios, o time vem fazendo boas campanhas em 2016. Ganhou o Campeonato Cearense com folgas e eliminou ninguém menos do que o Flamengo na Copa do Brasil. Contra o time está as duas últimas eliminações nas quartas-de-final da Série C, quando o acesso bateu na trave. Mas se a lógica prevalecer, este ano será diferente.

Desempenho no ano passado: 5º lugar na Série C

Desempenho neste ano: Campeão Cearense, está na 3ª fase da Copa do Brasil, eliminado nas Quartas de Final da Copa do Nordeste (8º lugar)

Campanha no ano: 18 vitórias,7 empates e 5 derrotas (67,7% de aproveitamento)

Juventude

Dos times do “eixo Sul-Sudeste” da Série C, o Juventude é um dos poucos que conseguiu dar alegrias à torcida neste ano. A equipe chegou à final do Campeonato Gaúcho após eliminar o Grêmio nas semifinais e eliminou o Coritiba na Copa do Brasil. Equipe forte nos anos 90 e início dos anos 2000, o time espera subir para a Série B e alçar voos mais ambiciosos no futuro.

Desempenho no ano passado: 10º lugar na Série C

Desempenho neste ano: Vice-campeão do Campeonato Gaúcho, está na 3ª fase da Copa do Brasil

Campanha no ano: 10 vitórias, 7 empates e 5 derrotas (56,06% de aproveitamento)

ABC

No ano passado, o ABC fez os torcedores sofrerem ao cair da Série B para a Série C. Porém, o início do ano já está animando os torcedores. Apesar da campanha ruim na Copa do Nordeste, o time conseguiu se recuperar no estadual e garantiu o título em cima do rival América. Na Copa do Brasil, está na segunda fase e pode enfrentar o rival. Ou seja, o desempenho neste ano mostra que o time tem boas chances de conquistar o acesso.

No ano passado, o ABC caiu da Série B para a Série C. Porém, o início do ano já está animando os torcedores. Apesar da campanha ruim na Copa do Nordeste, o time conseguiu se recuperar no estadual e garantiu o título em cima do rival América. Na Copa do Brasil, está na segunda fase e pode enfrentar o rival. O desempenho mostra que o time tem boas chances de conquistar o acesso.

Desempenho no ano passado: Rebaixado da Série B (18º lugar)

Desempenho neste ano: Campeão Potiguar, está na 2ª fase da Copa do Brasil, eliminado na primeira fase da Copa Nordeste (16º lugar)

Campanha no ano: 10 vitórias, 6 empates e 9 derrotas (48% de aproveitamento)

 

Luta pelo acesso

América-RN

Assim como o ABC, o América (RN) tem realizado uma campanha regular neste ano. Porém, a perda do título estadual causou um baque na equipe. Ao time resta lutar pelo acesso para a Série B para “salvar a temporada”, algo que é bem possível dada a tradição da equipe e o nível dos adversários na competição.

Desempenho no ano passado: 9º lugar na Série C

Desempenho neste ano: vice-campeão Potiguar, está na 1ª fase da Copa do Brasil, eliminado na primeira fase da Copa Nordeste (11º lugar)

Campanha no ano: 9 vitórias, 6 empates e 9 derrotas (45,8% de aproveitamento)

Remo

Ao contrário de outros clubes tradicionais (como Guarani e Portuguesa), o Remo está em ascensão. Depois de um grande período de crise, a equipe fez boa campanha e garantiu a volta à Série C no ano passado. Neste ano, o time parou no rival Paysandu no estadual e na Copa Verde. Como os adversários na Série C são mais frágeis do que o rival, deve ir bem na competição e lutar pelo acesso.

Desempenho no ano passado: semifinalista da Série D (3º lugar)

Desempenho neste ano: 4º lugar no Campeonato Paraense, está na 2ª fase da Copa do Brasil, eliminado nas semifinais da Copa do Verde (3º lugar)

Campanha no ano: 6 vitórias,7 empates e 6 derrotas (43,85% de aproveitamento)

Guarani

Único campeão brasileiro da primeira divisão que disputa a Série C deste ano, o Guarani não quer saber de bater na trave de novo. Desde 2013, o time tenta e não consegue o acesso para a Série B. O grande problema é que, apesar da tradição, o time fez uma campanha fraca na Série A2 do Paulistão e ficou em 9º lugar. Em favor do Guarani, está o fato que os outros times do grupo também não realizaram campanhas empolgantes no ano.

Desempenho no ano passado: 11º lugar na Série C

Desempenho neste ano: 9º lugar no Campeonato Paulista da Série A2

Campanha no ano: 7 vitórias, 6 empates e 6 derrotas (47,36% de aproveitamento)

Portuguesa

O caso da Portuguesa é muito parecido com o do Guarani. O time tem tradição, tem a simpatia de outros torcedores, mas a campanha deste ano tem sido complicada. Na Série A2 do Paulistão, o time ficou em 13º lugar. Para salvar o ano, só mesmo o acesso à Série B. A única “sorte da Lusa” é que o nível dos times no Grupo B também está baixo.

Desempenho no ano passado: 8º lugar na Série C

Desempenho neste ano: 13º lugar no Campeonato Paulista da Série A2, eliminada na 2ª fase da Copa do Brasil

Campanha no ano: 7 vitórias, 7 empates e 9 derrotas (40,57% de aproveitamento)

Botafogo-SP

Campeão da Série D no ano passado, o Botafogo (SP) chega na competição com uma vantagem perante a maioria dos rivais: enfrentou adversários fortes no estadual, conseguiu escapar do rebaixamento e ficou no pelotão intermediário. Se melhorar um pouco, pode até beliscar um acesso para a Série B. Ao seu lado, o time deve contar com uma torcida fanática, que deu show em 2015.

Desempenho no ano passado: campeão da Série D

Desempenho neste ano: 13º lugar no Campeonato Paulista

Campanha no ano: 4 vitórias, 7 empates e 4 derrotas (42,2% de aproveitamento)

Botafogo-PB

Dos times que disputam a Série C, o Botafogo (PB) é o time com um dos melhores aproveitamentos em 2016. Além de estar na final do Campeonato Paraibano e na 3ª fase da Copa do Brasil, o time ganhou 56,9% dos pontos no ano (só perde para Fortaleza). Por outro lado, não foi bem quando enfrentou equipes mais fortes (na Copa do Nordeste). Resta ver como o Botafogo (PB) vai se sair contra os times da Série C.

Desempenho no ano passado: 12º lugar na Série C

Desempenho neste ano: está na final do Campeonato Paraibano, está na 3ª fase da Copa do Brasil, eliminado na primeira fase da Copa Nordeste (15º lugar)

Campanha no ano: 11 vitórias, 8 empates e 5 derrotas (56,9% de aproveitamento)

Ypiranga- RS

Time que conquistou o acesso à Série C no ano passado, o Ypiranga (RS) disputa pela primeira vez o campeonato após a adoção do formato com vinte clubes e entra com condições de ser uma surpresa na competição. O time espera repetir as campanhas deste ano. No Campeonato Gaúcho, a equipe acabou em 5º lugar. Na Copa do Brasil, está na 3ª fase. Se repetir o futebol das competições, pode até sonhar em fazer história.

Desempenho no ano passado: semifinalista da Série D (4º lugar)

Desempenho neste ano: 5º lugar do Campeonato Gaúcho, está na 3ª fase da Copa do Brasil

Campanha no ano: 7 vitórias, 4 empates e 7 derrotas (46,29% de aproveitamento)

 

Pelotão intermediário

Salgueiro

Apesar de não ser das equipes mais tradicionais da Série C, o Salgueiro tem feito boas campanhas neste ano. Além dos 56% de aproveitamento dos pontos, o time ficou em 4º lugar no Campeonato Pernambucano (só atrás de Santa Cruz, Náutico e Sport) e em 6º na Copa do Nordeste. Porém, a força dos adversários deve colocar o time na luta por posições intermediárias na tabela.

Desempenho no ano passado: 14º lugar na Série C

Desempenho neste ano: 4º lugar do Campeonato Pernambucano, eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil, eliminado nas quartas de final da Copa do Nordeste (6º lugar)

Campanha no ano: 11 vitórias,4 empates e 7 derrotas (56,06% de aproveitamento)

ASA

Outra equipe sem tanta tradição histórica que cresceu nos últimos anos, mas está em ritmo de queda, o ASA fez um bom campeonato da Série C no ano passado e quase subiu de divisão. Porém, a equipe tem decepcionado neste ano. No estadual, ficou em 5º. Na Copa do Brasil, caiu na primeira fase. A lógica coloca o time no pelotão intermediário na Série C.

Desempenho no ano passado: 6º lugar na Série C

Desempenho neste ano: 5º colocado no Campeonato Alagoano, eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil

Campanha no ano: 7 vitórias, 2 empates e 8 derrotas (45,0% de aproveitamento)

Mogi Mirim

Após conseguir o acesso para a Série B em 2014, o Mogi Mirim fez uma campanha terrível no ano passado e foi rebaixado “com folgas”. No Campeonato Paulista deste ano, repetiu a dose e foi rebaixado. O desempenho neste ano desanima os torcedores do time. A única esperança para o Mogi Mirim é que os outros times sejam piores do ele.

Desempenho no ano passado: rebaixado da Série B (20º lugar)

Desempenho neste ano: 16º lugar no Campeonato Paulista (rebaixado)

Campanha no ano: 4 vitórias, 3 empates e 8 derrotas (33,3% de aproveitamento)

Macaé

Mais uma equipe que conta com a Série C para “salvar o ano”. Depois de quase escapar do rebaixamento na Série B do ano passado, a equipe carioca fez um campeonato estadual muito ruim, ficando na lanterna na primeira fase. O time só fugiu do rebaixamento no estadual porque melhorou quando enfrentou apenas pequenos. Mesmo assim, ficou atrás de adversário que nem disputam divisões no futebol brasileiro. O desempenho faz os torcedores não terem muita esperança.

Desempenho no ano passado: rebaixado da Série B (17º lugar)

Desempenho neste ano: 10º lugar do Campeonato Carioca

Campanha no ano: 5 vitórias, 2 empates e 9 derrotas (35,41% de aproveitamento)

 

Luta para não cair

Cuiabá

Em questão de aproveitamento de pontos, o Cuiabá vai bem, com 55,5%. Isso credenciaria o time como um dos favoritos no campeonato, não fosse um detalhe: a equipe não teve adversários tão fortes. Quando trombou com times maiores, não se deu bem: perdeu para o Luverdense no estadual. Também perdeu para times “sem divisão”: caiu para o Juazeirense na Copa do Brasil e para o Aparecidense na Copa Verde. Isso abre sinal amarelo no time.

Desempenho no ano passado: 13º lugar na Série C

Desempenho neste ano: 3º lugar do Campeonato Mato-Grossense, eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil, Eliminado nas Quartas de Final da Copa Verde (6º lugar)

Campanha no ano: 10 vitórias, 5 empates e 6 derrotas (55,5% de aproveitamento)

Tombense

Um dos times de menor tradição do campeonato, o Tombense tem contra si o pequeno número de partidas no ano (até agora só 12) e o mau desempenho. No Campeonato Mineiro, o time ficou em 8º (entre 12 times). Na Copa do Brasil caiu na primeira fase. Para fugir do rebaixamento, o time terá que se esforçar e muito.

Desempenho no ano passado: 15º lugar na Série C

Desempenho neste ano: 8º lugar no Campeonato Mineiro, eliminado na primeira fase da Copa do Brasil

Campanha no ano: 4 vitórias, 1 empate e 7 derrotas (36,1% de aproveitamento)

Confiança

Se estivesse no mesmo grupo que os times da região Sul e Sudeste, o Confiança poderia sonhar com uma boa campanha. Porém, como está disputando o campeonato contra times mais fortes, o time sergipano terá que ficar de olho no rebaixamento. Claro que o time pode surpreender (como no ano passado quando quase conseguiu a vaga de acesso), mas a lógica é brigar para não cair.

Desempenho no ano passado: 7º lugar na Série C

Desempenho neste ano: 3º lugar do Campeonato Sergipano, eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil, eliminado na primeira fase da Copa Nordeste (18º lugar)

Campanha no ano: 12 vitórias, 7 empates e 10 derrotas (49,4% de aproveitamento)

 

Chances de rebaixamento

River-PI

A situação do Ríver é muito parecida com a do Confiança. O time é melhor do que a maioria dos times do outro grupo, mas está abaixo das equipes do grupo Norte-Nordeste. Uma das provas é a eliminação na Copa do Brasil para o Botafogo (PB), time que também disputa a Série C. O Ríver pode até surpreender, mas a prioridade é não cair.

Desempenho neste ano: está na final do Campeonato Piauiense, eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil, eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste (13º lugar)

Campanha no ano: 13 vitórias,9 empates e 9 derrotas (48,38% de aproveitamento)

Boa Esporte

Assim como o Mogi Mirim, o Boa Esporte tem enfrentado uma série de rebaixamentos nos últimos campeonatos. Caiu na Série B no ano passado e caiu no Campeonato Mineiro deste ano. O que diferencia o time é a pífia campanha deste ano. O time conseguiu ficar na lanterna do estadual, com apenas 30% de aproveitamento. Isso credencia a equipe ao rebaixamento para a Série D.

Desempenho no ano passado: rebaixado da Série B (19º lugar)

Desempenho neste ano: 12º lugar (lanterna) no Campeonato Mineiro (rebaixado)

Campanha no ano: 3 vitórias, 1 empate e 7 derrotas (30,3% de aproveitamento)

Guaratinguetá

A Série C deste ano reúne diversas em crise e com resultados ruins, mas ninguém se compara ao Guaratinguetá. A equipe conseguiu a proeza de ser rebaixada da Série A3 do Campeonato Paulista. Ou seja, o time foi rebaixado para a quarta divisão estadual. Nem os adversários em crise devem salvar o Guaratinguetá da queda. Se não melhorar é candidato não só ao rebaixamento como também a saco de pancadas no campeonato.

Desempenho no ano passado: 16º lugar na Série C

Desempenho neste ano: 17º lugar no Campeonato Paulista da Série A3 (rebaixado)

Campanha no ano: 4 vitórias, 7 empates e 8 derrotas (33,33% de aproveitamento)

 

Tags:  Série C
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário