one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Arte EBC

Compartilhar:

Nordeste x Sul/Sudeste: times da Série C começam a decidir acesso neste fim de semana

Criado em 29/09/16 13h34 e atualizado em 29/09/16 13h59
Por Edgard Matsuki Edição:Luiz Cláudio Ferreira

De um lado, times do Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba. Do outro, equipes de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Neste fim de semana, as equipes dos Grupos A e B começam a se enfrentar pelas quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro. Mais do que uma vaga na próxima fase, os confrontos “Nordeste x Sul/Sudeste” valem o sonhado acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.

Leia também: confira a tabela completa da Série C

As partidas que decidem os times que sobem à Série B acontecem nesta sexta-feira (30), sábado (1º) e segunda-feira (3).Os confrontos são Fortaleza (1º do Grupo A) x Juventude (4º do Grupo B), ABC (2º do Grupo A) x Botafogo (SP) (3º do Grupo B), Boa Esporte (2º do Grupo B) x Botafogo (PB) (3º do Grupo A) e Guarani (1º do Grupo B) x ASA (4º do Grupo A).

Desde 2012, ano em que a Série C começou a ser disputada em dois grupos de 10 equipes divididas regionalmente, o “Norte” enfrenta o “Sul” nas quartas de final. Na história, há equilíbrio total: as equipes que vieram do Grupo A ganharam oito confrontos e a do B ganharam oito confrontos. Confira como estão as equipes para este ano:

Juventude (4º do Grupo B) x Fortaleza (1º do Grupo A)  

No início do campeonato, Fortaleza e Juventude estavam entre os favoritos para o acesso. Na época, o time gaúcho estava na final do estadual e o Fortaleza havia conquistado o título cearense. Cerca de quatro meses depois, as duas equipes se enfrentam em um confronto de vida ou morte. Quem vencer, sobe. Quem perder, fica na Série C do ano que vem.

Ficar na mesma divisão é algo que o Fortaleza não quer fazer novamente. Nos últimos dois anos, o tricolor passou em 1º lugar na primeira fase e foi eliminado em casa nas quartas de final. Para que isso não se repita, o time conta com duas armas: a promessa da torcida lotar o Castelão para o jogo de volta (faltando dez dias para o jogo em casa, 25 mil ingressos já haviam sido vendidos) e a campanha. Com 30 pontos em 18 jogos, o time ficou em 1º no Grupo A.

O Juventude não conseguiu confirmar o favoritismo inicial e penou para passar de fase. A duas rodadas para o fim da primeira fase, o time chegou a estar em 6º lugar. Foram só as duas vitórias no final da fase que classificaram o time. Para as quartas, o time tem como o bom momento como trunfo. Além da Série C, o time eliminou o São Paulo na Copa do Brasil. Contra, a equipe tem o compromisso de se dedicar a duas competições.

Botafogo (SP) (3º do Grupo B) x ABC (2º do Grupo A)

Outro confronto que promete equilíbrio é entre o ABC e o Botafogo (SP). De um lado, uma equipe que caiu da Série B do ano passado. Do outro, uma equipe que subiu da Série D. Em comum, a campanha regular na competição. Durante boa parte do campeonato, os times se mantiveram entre os quatro primeiros colocados.

O ABC tem o bom momento como arma para voltar à Série B. O time não perde há sete jogos no campeonato. Para o “jogo do ano” (como o próprio site do time aponta), o time espera quebrar o recorde de público em seus jogos. Até o momento, a partida que teve mais público foi o empate em 2 a 2 contra o ASA: 8 mil pessoas.

Chamar o público para o jogo, só que o de ida (já nesta sexta-feira (30)), também é um desejo do Botafogo (SP). No ano passado, a equipe conseguiu, lotar o estádio Santa Cruz com o projeto Futebol Sustentável (que trocava garrafas pets por ingressos). Neste ano, o público do time não foi tão bom. Mas, para a fase decisiva, a promoção voltou e a expectativa é que 25 mil pessoas apoiem o time no jogo de ida.

Botafogo (PB) (3º do Grupo A) x Boa Esporte (2º do Grupo B)

O terceiro confronto da lista das quartas de final da Série C é entre Boa Esporte e Botafogo (PB). O confronto coloca uma das surpresas do campeonato frente ao time que fez ótima campanha na Copa do Brasil.

Depois de ser rebaixado da Série B no ano passado e no Campeonato Mineiro neste ano, o Boa Esporte parece ter se acertado. Sem perder há dez partidas, o time se manteve entre os quatro primeiros desde o final do primeiro turno da Série C. Um dos segredos do time é a defesa: em 18 jogos, tomou apenas 10 gols.

Do outro lado, o Botafogo (PB) quer finalmente ascender à Série B. Desde 2014, a equipe paraibana disputa a Série C do Campeonato Brasileiro. Depois de cair por dois anos seguidos na primeira fase, a equipe conseguiu a classificação. Como trunfo, o “Belo” carrega a ótima campanha no ano. Além de ganhar o estadual, o time chegou entre os 16 melhores na Copa do Brasil. Só foi eliminado pelo Palmeiras (líder da Série A). De quebra, ainda se despediu com vitória contra o verdão: 1 a 0.

ASA (4º do Grupo A) x Guarani (1º do Grupo B)

O confronto entre Guarani e ASA tem a equipe paulista como favorita em função da campanha irrepreensível até o momento na competição e ainda tem a força da camisa contra o adversário. Por outro lado, o ASA quer surpreender.

Até o momento, o Guarani ganhou 38 dos 54 pontos possíveis. O aproveitamento de 70,38% é melhor do que dos líderes da Série A (Palmeiras, com 66,6%) e da Série B (Vasco, com 63,0%). De quebra, a equipe ainda não perdeu nenhum jogo em casa. Mesmo que não queira, o Bugre entra em campo como favorito.

O ASA vem de uma campanha apenas regular no segundo turno da Série C. A equipe só não perdeu a vaga para as quartas de final porque o Remo empatou em casa com o rebaixado América (RN). Mesmo assim, o time sonha em surpreender. A história mostra que é possível. Em 2002, o ASA eliminou o Palmeiras na Copa do Brasil ganhando por 2 a 1 em São Paulo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário