Document Actions

TV Brasil é assistida por 10% dos brasileiros e tem programação aprovada por 80% dos telespectadores

EBC / TV Brasil - 09/10/2009

        Com menos de dois anos de existência, a TV Brasil já é conhecida por um terço da população brasileira, ou 34%,  dos quais 15% já assistiram ao canal e 10% o assistem regulamente.  A programação é considerada ótima por 22% dos telespectadores e boa por 58%, totalizando 80%  de aprovação.  Entre os que costumam assistir a TV Brasil em casa,  42% sintonizam  o canal por antena parabólica.  Os resultados são de pesquisa realizada pelo  Instituto de Pesquisas Datafolha a pedido da Empresa Brasil de Comunicação – EBC.

        Foram realizadas 5.192 entrevistas em todo o Brasil, com abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional,  distribuídas em 146 municípios em todas as regiões, entre brasileiros de todas as classes econômicas, com  16 anos ou mais.  A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de agosto de 2009. Antes, portanto, do lançamento da nova programação da emissora,  na segunda quinzena de Setembro.
        
        Em consulta espontânea sobre os canais mais frequentemente  assistidos, a TV Brasil foi mencionada por 1% dos entrevistados, juntamente com outros canais abertos e fechados menos conhecidos. Na consulta estimulada (pesquisador menciona o nome do canal), 15% dos entrevistados disseram já ter assistido ao canal alguma vez e  10% declararam assisti-lo atualmente.

        Aprovação da Programação –  Entre os telespectadores que costumam ver a TV Brasil, a programação foi considerada ótima por 22%, boa por 58%,  regular por 20% e  ruim ou péssima por 1% .  A aprovação de 80% (soma de ótimo e bom) corresponde  à  nota 4, numa escala variável de 1 a 5.

        Três programas destacaram-se na preferência destes telespectadores: Programa de Cinema (filmes), com  34% ,  o telejornal  Repórter Brasil-Noite, com 31% e  o programa Leda Nagle-Sem Censura, com 26%. São preferidos ainda os Documentários (24%), Repórter Brasil-Manhã (20%), Programas Musicais (19%) e os Programas Infantis (17%).  A programação infantil apresenta as maiores medidas de audiência e Share da TV Brasil, segundo medida do IBOPE. A pesquisa Datafolha, entretanto, ouviu brasileiros com 16 anos e mais, o que sem duvida se reflete na avaliação dos programas infantis.


        A Força da Parabólica  -  Entre os 10% de telespectadores que disseram assistir à TV Brasil atualmente,   85% sintonizam o canal em casa. Destes,   42%  recebem o sinal através de antena parabólica,   36% através da  TV aberta ( antena VHF ou UHF)  e 22% através de TV por assinatura.  Ou seja, tal a maior audiência da TV Brasil está nas cidades do interior, entre os que vêm TV pela chamada Banda C.

Os que não costumam assistir à TV Brasil apontaram como causa principal as dificuldades de sintonização (42%),  seguida do  desconhecimento (27%), do desinteresse (23%) e da falta de tempo (19%).


        Perfil dos Telespectadores – A maioria dos telespectadores que assistem à TV Brasil, 79%,  pertence às classes econômicas  B (32%)  e C (47%), é do sexo masculino (57%), tem idade média de 39 anos, grau de escolaridade médio (46%), aos quais se somam 17% com nível superior.   Este telespectador, em termos de renda e escolaridade, ainda é elitizado em relação à  população brasileira.

        Mais da metade dos que assistem à TV Pública vive em cidades do interior (58%), onde é forte a penetração da parabólica,  e  45% vivem na região Sudeste.  A Região  Sul apresenta o menor índice de conhecimento sobre a existência da emissora (17%)  e nela o  hábito de assisti-la é indicativamente menor, de 6%, inferior à  média nacional de 10%.   O hábito é indicativamente maior nas regiões Norte/Centro-Oeste,  onde 12% declaram assistir à TV Brasil regularmente,  e é de 11% nas regiões Sudeste e Nordeste.

        A diretoria da Empresa Brasil de Comunicação considerou os resultados altamente satisfatórios, considerando-se o fato de a criação da emissora ainda ser recente, o desconhecimento, que ainda é grande, sobre sua existência, e o fato de dispor de apenas quatro canais abertos (Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão), o que se agrava com o fato de o canal de São Paulo ser o 69, na banda UHF.