one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Conheça um museu onde as crianças ensinam e aprendem

Criado em 11/03/15 11h28 e atualizado em 11/03/15 11h53
Por Centro de Referências em Educação Integral

"Vendo a casa ser montada, as crianças passaram a entrar para brincar, foram tomando conhecimento do que tinha e foram assumindo posições.” É assim com muita naturalidade e tranquilidade que Alemberg Quindins conta como nasceu e foi se construindo a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda (CE).

A casa à qual Alemberg se refere é a casa de seu avô, parte de um engenho e uma das primeiras do povoado, que foi reformada para receber os materiais históricos e arqueológicos que ele e sua esposa Roseane coletavam pelo município e arredores.

Se a ideia inicial era preservar o patrimônio histórico e cultural da região, a instituição é hoje um polo de atividades lúdicas e culturais para as crianças, espaço de empoderamento delas e também de formação e geração de renda para jovens e adultos.

Segundo Alemberg, tudo aconteceu pela ação das crianças que foram se apoderando dos recursos da Casa Grande e demandando novas atividades. De tanto ver Alemberg e Rosiane explicarem aos visitantes o acervo do Memorial do Homem Kariri, as crianças passaram espontaneamente a apresentar o que o museu oferecia, repetindo o que haviam aprendido por meio da observação. Com os jovens se apropriando das atividades, a instituição formalizou a colaboração deles e cada vez mais crianças passaram a, por exemplo, receber os visitantes pela instituição, cuidar da gibiteca e propor atividades e brincadeiras. “A meta é empoderar a criança deste pequena”, explica o fundador da instituição.

Com mais crianças e adolescentes frequentando a Fundação, mais atividades foram sendo desenvolvidas. Assim, criaram-se oficinas de vídeos, música, rádio e teatro; e atividades esportivas, de formação profissional e de conscientização ambiental. “Iniciamos o trabalho com as crianças pequenas mas aí elas cresceram e sentiram necessidade de trabalhar e abrimos o programa de empreendedorismo. Percebemos também as demandas familiares e passamos a trabalhar com geração de renda”, relata Alemberg, reforçando  a espontaneidade com que a Fundação foi crescendo.

Atualmente, a instituição trabalha com cinco programas: educação infantil, profissionalismo infanto-juvenil, empreendedorismo juvenil, geração de renda e sustentabilidade institucional.  Para os pequenos, há espaços para acesso de obras e para produção de conteúdos. As crianças podem realizar programas de rádio que são transmitidos na emissora comunitária, participar de rodas de leitura, ou apenas jogar e brincar. As atividades são mediadas e orientadas pelos mais velhos.

À medida que vão crescendo, as crianças se envolvem em atividades mais complexas como a produção de vídeos ou fotos, e na realização de programas de rádio ou de televisão. “Damos instrumentos profissionais para ludicidade infantil e mais para frente eles passam a descobrir que estas são ferramentas.”

Com as ações voltadas à qualificação e ao empreendedorismo, muitos jovens seguem carreiras na produção cultural – desde técnico de som até a realizador de filmes. A Fundação os apoia na abertura de empresa própria para a prestação de serviços e custeia o primeiro ano de impostos. Questionado se há mercado de trabalho na cidade de pouco mais de 14 mil habitantes, Alemberg responde: “antigamente se pensava que o mercado estava ligado ao território, mas hoje sabemos que está mais ligado ao talento”. E assim, garotos da Fundação têm suas produções exibidas em outros países e prestam serviços em outros estados.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário