one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ciranda, xote, xaxado e baião: crianças de Sergipe mostram os passos do arraiá

Criado em 26/06/15 19h53 e atualizado em 26/06/15 19h51
Por GEWEB Dipro

Em Aracaju, capital do Sergipe, brincar o arraiá é coisa séria. Desde pequenas, as crianças aprendem na escola a valorizar a cultura regional, conhecem a história das festas juninas e ensaiam a tradicional quadrilha.

Os integrantes da Quadrilha Xodó da Vila Mirim, versão infantil de um grupo criado em fevereiro 1992 em Aracaju, mostram uma incrível desenvoltura para dançar o xote, xaxado e baião, fruto de muita prática e dedicação.

Carlos Fabrício Santos, marcador da quadrilha, mostra em vídeo produzido pela TV Aperipê, do Sergipe, alguns passos para animar a brincadeira.

Ao som de “Pagode Russo” de João Silva e Luiz Gonzaga, o menino Fabrício puxa a fila para formar o “caracol”. De mãos dadas, o grupo vai andando para o centro do círculo, se enrolando e criando uma espiral.

Depois a quadrilha mostra a diferença entre dançar a melodia mais suave do “xote” e o ritmo mais acelerado do “baião”, com rodopios e balanceios.

Movimentando os pés como que “cavando” a terra, Fabrício e seu grupo marcam o compasso do “xaxado”.

E para dançar a “ciranda”, todos dão as mãos e formam uma grande roda. Assim eles batem os pés no chão, balançam os braços e giram para a direita e para a esquerda.

Agora é hora de aproveitar! A quadrilha Xodó da Vila Mirim encerra misturando vários passos para criar uma rica apresentação para as festas juninas.

Com o vídeo abaixo, aprenda como montar também a coreografia da sua quadrilha:

Para viajar com outros vídeos de diversos estados brasileiros, descobrir curiosidades, ouvir músicas e aprender novas coreografias, assista ao especial Brincando no Arraiá, a ser exibido ao vivo pela TV Brasil no domingo, 28 de junho, a partir das 12h30.

E Viva o arraiá! Viva São João!

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário