one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Quadrilhas juninas: saiba como começou a festa

Criado em 22/06/15 15h24 e atualizado em 24/06/15 12h39
Por GEWEB Dipro

Você sabia que a dança rural das quadrilhas de festa junina na verdade tiveram origem no minueto francês, uma dança praticada pelos nobres e pela aristocracia nos bailes das cortes no século 17? É o que nos explica Douglas Amaral, coordenador da Quadrilha Gonzagão, do Rio de Janeiro (RJ), em vídeo abaixo.

O portal da EBC já trouxe conteúdo detalhado sobre o assunto: 

A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais. Era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o período da Regência (por volta de 1830), onde era febre no ambiente aristocrático.

A palavra minueto significa "passos miúdos" e a dança foi assim chamada por conta da leveza de seus movimentos.

Assim como nas quadrilhas juninas, o minueto também contava com um “puxador”, um mestre de cerimônias que ia indicando os passos e próximos movimentos. 

Segundo Douglas Amaral, o povo se apropriou da dança aristocrática, colocou elementos da realidade caipira e se jogou na festa. É por isso que ao lado do Anarriê (em francês: en arrière - para trás) convivem o "olha  a chuva!" e outras expressões bastante brasileiras.

O coreógrafo preparou várias apresentações com a Quadrilha Gonzação para o Brincando o Arraiá, programa junino especial que a TV Brasil está preparando para o dia 28 de junho, das 12h30 às 13h30, ao vivo.

 

Enquanto o programa não chega, entre no clima da festa acessando a página especial do programa e acesse conteúdos exclusivos, como músicas, receitas de comidas típicas, dicas de brincadeiras e outras curiosidades.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário