one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Livro estimula crianças a conhecerem e protegerem a fauna brasileira

Criado em 11/06/15 09h28 e atualizado em 11/06/15 09h40
Por Agência Fapesp

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) lançou, em cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Livro Vermelho das Crianças, com o objetivo de familiarizar crianças com temas como a proteção da fauna brasileira ameaçada de extinção e popularizar a ciência como ferramenta de conservação da natureza.

Livro Vermelho das Crianças.png
Creative Commons - CC BY 3.0 - Livro Vermelho das Crianças.png

Reprodução / Ibict

Ilustrado com desenhos de 76 crianças de diversas regiões do Brasil, a maioria delas participante do Concurso de Desenhos Infantojuvenis Animais em Perigo, o livro apresenta a fauna como protagonista de histórias capazes de despertar a afetividade no público leitor.

O livro, de autoria de Otávio Maia e Tino Freitas, reúne histórias de 50 bichos ameaçados de extinção como a aranha-chicote, o peixe-boi-da-amazônia, o tamanduá-bandeira, entre outros.

Traz, ainda, citações de obras de autores como Guimarães Rosa, Helmut Sick, João Simões Lopes Neto, Orlando e Cláudio Villas Bôas e Patativa do Assaré, além de desenhos atribuídos a um dos filhos de Charles Darwin, provavelmente Francis Darwin, no verso de uma das folhas do manuscrito original de A origem das espécies (1859). De acordo com Cecília Leite, diretora do Ibict, o Livro Vermelho das Crianças contribui para a divulgação científica, já que oferece informação e conhecimento capazes de influenciar o leitor sobre questões relevantes da sociedade.

O Livro Vermelho das Crianças pode ser acessado gratuitamente aqui.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário