one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Bumba meu Boi é comemorado em 30 de junho

Criado em 23/06/15 12h29 e atualizado em 24/06/15 12h39
Por GEWEB Dipro

Shelda, Keilane e João Vitor aproveitam as festas juninas para brincar de Bumba meu Boi em Teresina, capital do Piauí. Esta manifestação folclórica é celebrada em diversos estados brasileiros e em cada um é conhecida por um nome diferente, como Boi Bumbá no Amazonas, Boi de Reis no Espírito Santo e Boizinho no Rio Grande do Sul.

A festa em homenagem ao boi remete à importância do animal no Brasil colonial, quando as fazendas de gado eram a fonte de sobrevivência de muitas famílias.

A lenda do Bumba meu Boi

Em todas as localidades, a lenda do Bumba meu Boi conta a história de uma escrava, Catirina, que durante a sua gravidez tem o desejo de comer língua de boi. Seu marido, Chico, mata um animal da fazenda para satisfazer sua vontade. Ao descobrir o gado morto, o fazendeiro recorre a diversos doutores e curandeiros para conseguir salvá-lo e manda descobrir quem é o responsável pelo crime. Chico é preso e julgado. Ao final da história o boi ressuscita e todos festejam o milagre.

Em homenagem ao Dia Nacional do Bumba Meu Boi, comemorado no dia 30 de junho, a TV Antares do Piauí produziu um vídeo mostrando um pouco da festa. Ao entrevistar três jovens de Teresina é possível perceber o encanto que o folclore desperta.

O pequeno João Vitor confessa que inicialmente ele tinha medo do boi, mas atualmente adora dançar com o animal. Já a menina Keilane conta que a tradição do Bumba meu Boi vem de família. Seu avô tinha uma escola de “boi” e foi ele quem ensinou a neta a brincar. E para a jovem Shelda, o mais emocionante da festa é a sua música, com a melodia de pandeiros, tambores e maracas.

Veja o depoimento destas crianças do Piauí e conheça as maravilhas da folclore brasileiro:

 

 

E para descobrir outras celebrações do mês de junho, assista ao programa especial Brincando no Arraiá, no domingo 12 de junho, a partir das 12h30 na TV Brasil. Saiba com sintonizar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário