one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Morgana com seu gato adotado em um abrigo

Imagem:

Compartilhar:

Dicas auxiliam quem tem ou quer ter um animal de estimação

Criado em 31/08/15 09h27 e atualizado em 31/08/15 10h46
Por Proteste

Há 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos nos lares brasileiros, conforme dados deste ano, do IBGE. Infelizmente, milhões de animais domésticos não tiveram essa sorte. A Organização Mundial de Saúde estima que haja no Brasil 30 milhões de animais abandonados (20 milhões de cães e 10 milhões de gatos).

Antes de se levar para casa um animal, seja ele filhote ou adulto, macho ou fêmea, é fundamental que se tenha em mente que não se trata de um brinquedo, mas sim de um ser vivo que precisa de cuidado, carinho, alimentação, higiene, vacinas e de um local limpo e seguro enquanto viver.

Para que você tenha acesso às melhores dicas para cuidar do seu amigo, a PROTESTE preparou a Cartilha do Pet que pode ser vista aqui.

Animais domésticos exigem cuidados e dedicação

Cuidar da saúde do cãozinho ou gatinho pode custar muito caro, especialmente, se houver complicação que demande exames sofisticados, medicamentos e internações. Há várias empresas passaram a oferecer planos de saúde e seguros-saúde para animais. A PROTESTE defende a regulamentação desse serviço. Hoje não há coberturas obrigatórias.

Nos últimos anos, multiplicaram-se os estabelecimentos que prestam serviços aos animais de estimação. Porém, nem todos primam pela qualidade, o que pode ocasionar transtornos e comprometer a saúde e segurança dos bichinhos.  

Na Cartilha do Pet também há dicas para contratação de serviços como de passeio para cães, os dog walkers, orientações quanto à alimentação, cão guia, transporte seguro, entre outros itens.

Antes de contratá-los, é importante ter os seguintes cuidados:

• Converse com outros proprietários e peça a indicação de locais ou profissionais de confiança;
• Conheça o local previamente e observe como são tratados os animais;
• Avalie a limpeza do local, tanto na recepção, quanto nos locais em que sejam executados os serviços;
• Verifique se as instalações são seguras (portões devidamente fechados, muros e telas que evitem fugas);
• Visite o local exato da hospedagem e confira se há cobertura, ventilação e insolação que garantam uma boa e confortável estada. O ideal é que o canil tenha uma cobertura capaz de abrigar o animal do sol e da chuva, além de uma espécie de solário, para que possa tomar sol também dentro do canil;
• Cheque se a alimentação está incluída no preço e que tipo de alimento será fornecido;           
• Verifique se exigem que as vacinas estejam em dia, pois isso indica a seriedade e cautela do prestador de serviço;
• Se informe sobre os horários de funcionamento e, sobretudo, os destinados a visitas, entradas e retiradas dos pets;
• Ainda que seu animal não vá utilizar todos os serviços oferecidos, é importante conhecer as dependências, verificando principalmente as condições de higiene e segurança;
• Se pretender utilizar os serviços de leva e traz, é fundamental conhecer as condições do veículo que transportará o animal;
• Tudo o que for combinado deve ser documentado e assinado pelo dono do animal e pelo fornecedor do serviço.

Se viajar e não puder levar seu amigo, é sempre preferível que seja mantido em seu próprio ambiente, para evitar que o estresse e ansiedade causados pela ausência do dono não sejam agravados por estar em local estranho, rodeado por outros animais e por pessoas desconhecidas.

Portanto, se possível, deixe uma pessoa de total confiança cuidando do seu amiguinho. Se ele pudesse falar, certamente essa seria

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário