one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O coelho é um mamífero e não bota ovo

Imagem:

Compartilhar:

Como cuidar de um coelho de estimação?

Criado em 22/09/15 13h10 e atualizado em 22/09/15 13h14
Por Plenarinho

O coelho é o bichinho de estimação ideal para quem quer um companheiro carinhoso e pouco trabalho. Eles não exigem tanto como um cão ou um gato. Em compensação, participam menos da rotina da casa. Mesmo assim, atendem pelo nome e podem reconhecer seus donos.

Alimentação: A ração para esses herbívoros é especial. Além dela, as refeições precisam de complementos. As folhas verdes-escuras como as de beterraba, rabanete, chicória, almeirão e couve-flor têm o restante dos nutrientes que os coelhos precisam para crescerem bem. Mas é importante lembrar de nunca dar alface, pois essa folha pode causar diarréia.

Ambiente: É importante que o coelho seja instalado em uma gaiola de ferro, com pelo menos 45cm (altura) por 60 cm (largura) e 80cm (comprimento), que possua uma pequena gaveta embaixo para facilitar na hora da limpeza. A gaiola tem que ficar a pelo menos um metro do chão. A higiene do local deve ser diária. Os veterinários aconselham que, duas vezes por mês, se faça a chamada vassoura-de-fogo, utilização de um lança-chamas para matar microorganismos que podem causar doenças nos animais. É importante instalar a gaiola em um local arejado, porém sem corrente de ar, um meio termo entre os dois. Os coelhos devem ser soltos em algumas horas do dia, para se exercitarem e brincarem pela casa.

Filhotes: Quando as coelhas estão prenhas, o dono deve ficar atento para colocar uma caixinha de madeira dentro da gaiola, de mais ou menos 30cm (largura) por 30cm (comprimento), que serve de abrigo aos recém-nascidos. Elas costumam dar à luz a sete filhotes por vez. O tempo de gestação de um coelho é superpequeno, cerca de 1 mês, e logo depois a mamãe coelho já pode ter mais filhotes. É por isso que ele é um símbolo muito comum na Páscoa, por sua fertilidade (para judeus e cristãos, tem haver com a esperança de um nova vida).  Após o nascimento, verifique o ninho diariamente para checar se todos os filhotes estão vivos e juntinhos um ao outro, para que se esquentem. Caso não estejam, o melhor é reuni-los.

Fique ligado!

Coelho não toma banho e nem deve ser molhado, pois provavelmente algum fungo se desenvolverá nele.E na hora de soltar seu coelho, fique atento para que não roa objetos ou plantas.

Ficha técnica

Nome popular: Coelho

Nome Científico: Oryctolagus cuniculus

Classificação Científica: É um mamífero, da ordem dos logomorfos e família dos leporídeos. Também são classificados como roedores. 

Onde vive: Em lugares com muito verde. Pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil.

Habitat natural: Europa.

Hábitos alimentares: É herbívoro. Come grandes quantidades de folhas, raízes, caules, grãos e cascas de algumas árvores

Tamanho: De 18 a 30 centímetros 

Peso: 3 a 4 kg

Período de gestação: 30 a 40 dias 

Filhotes: Pode ter de 3 a 6 ninhadas por ano. Cada vez que engravida, nascem de 4 a 12 filhotes. Assim, a coelha pode chegar a ter 70 filhotes em um ano

Tempo médio de vida: 5 a 10 anos 
 

Saiba mais:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário