one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Programa infantil Brincando no Baobá celebra o Dia da Consciência Negra

Criado em 05/11/15 18h12 e atualizado em 08/07/16 12h54
Por Produção Web

Em 20 de novembro, a EBC comemorou o Dia da Consciência Negra com muita diversão no especial infantil Brincando no Baobá. Confira no player abaixo a íntegra do programa:

O programa leva o nome de uma árvore importante no continente africano. O Baobá chega a alcançar de 5 a 25 metros de altura e é considerada a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal.

Com muita música e brincadeiras, as crianças aprenderam sobre a importância da herança africana na construção da identidade brasileira.

Para isso, as emissoras parceiras da Rede Nacional de Comunicação Pública produziram vídeos que mostram como as raízes africanas estão presentes nos estados brasileiros.

O programa ainda mostrou os reflexos das tradições africanas em diferentes expressões culturais brasileiras como música, dança, vestuário, religiosidade, língua, festejos e culinária brasileira.

Parte da série dos especiais Brincando o Carnaval e Brincando no Arraiá, também transmitidos pela TV Brasil, o Brincando no Baobá foi apresentado novamente pela atriz e contadora de histórias Suzana Nascimento. Desta vez, ela teve a companhia de Cosme dos Santos que representou um griô, figura presente em várias tradições africanas que é responsável pela transmissão oral dos saberes e fazeres ancestrais de uma comunidade.

Direto dos estúdios da TV Brasil no Rio de Janeiro, os dois apresentadores receberam também o grupo Jongo da Serrinha. O grupo, que promove ações integradas entre cultura, arte, memória, e desenvolvimento social, comandou as apresentações musicais no programa.

Além do especial para TV, o Brincando no Baobá teve uma dimensão multiplataforma, ganhando vida no rádio e na web.

No rádio, o Brincando no Baobá contará com um repertório musical mais vasto mostrando diversas influências africanas na musicalidade brasileira. O programa será veiculado na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro no dia 21 de novembro, às 11h.

Na web, o site do programa traz vídeos exclusivos sobre o especial, brincadeiras e informações para a criançada aprender mais sobre o continente africano, sua herança e riqueza cultural no Brasil.

Acesse: www.ebc.com.br/brincandonobaoba

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário