one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: GEART

Compartilhar:

Aula de percussão com o grupo Alabê Ôni

Criado em 09/11/15 12h49 e atualizado em 09/11/15 14h22
Por Produção Web Fonte:TVE Rio Grande do Sul

O Alabê Ôni, grupo percursivo do Rio Grande do Sul que homenageia a ancestralidade africana, dá aos jovens Fernando, Andrielly e Bruno uma aula sobre os tambores e ritmos afro-gaúchos.

O primeiro instrumento destacado pelo grupo é o sopapo, um tambor produzido com casca de árvore e couro de cavalo. A partir do som dele, é possível tocar a congada, uma festa do folclore brasileiro que mistura elementos religiosos e culturais africanos com portugueses.

A jovem Andrielly conta que seu tambor favorito é o repique. Segundo o grupo este instrumento e o tambor piano são originários do Uruguai. Eles são usados no candombe, um ritmo de origem africana que possui um papel de destaque na cultura uruguaia.

O tambor ilú desperta a curiosidade do pequeno Fernando. O Alabê Ôni explica que o instrumento é feito normalmente de madeira, mas que também pode ser usado tubo PVC na sua fabricação. Com o ilú e o agê, outro instrumento afro-brasileiro, o grupo de percussão mostra o som do batuque gaúcho e também o maçambique.

Brincando no Baobá - grupo percursivo Alabê Ôni

Alabê Ôni significa "nobre tambobeiro" em iorubá. O idioma chegou ao Brasil com os escravos africanos e influenciou a língua portuguesa com palavras como samba e miçanga.

Para saber mais sobre a influência da cultura africana na formação do Brasil, acompanhe o especial Brincando no Baobá. No dia 20 de novembro às 16h pela TV Brasil e 21 de novembro às 11h na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário