one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Conheça o jogo "Awalé"

Criado em 19/11/15 14h29 e atualizado em 19/11/15 18h50
Por Produção Web

O Awalé é um jogo de tabuleiro muito popular em todo o continente africano. O jogo também é conhecido como Owaré, Chosolo, Kalan, entre outros.

Semear é o grande ideal deste jogo. Aprenda as regras abaixo:

O objetivo é realizar uma grande colheita. O jogador que colher (ou retirar) o maior número de sementes até o final da partida, ganha.

Veja como jogar.

Passo 1

Criar um tabuleiro dividido em 2, com 6 buracos em cada lado. Pode se improvisar com uma caixa de ovos vazia, por exemplo.

Passo 2

Separar 48 sementes que podem ser, por exemplo, grãos de feijão.

Passo 3

Distribuir 4 sementes em cada buraco do tabuleiro

Início do jogo

A cada rodada um jogador escolhe uma casa de seu lado do tabuleiro, a esvazia totalmente e distribui todas as sementes de uma casa da esquerda para a direita, deixando uma semente por casa, sem pular nenhuma casa.

Na imagem abaixo, foi escolhida a casa 5 que foi esvaziada e dado início ao jogo:

instrucoes-1.jpeg

Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 - Oliver Merkel

Acumulando sementes

a cada jogada, repete-se a ação de distribuir todas as sementes de uma da casa. O objetivo é fazer a colheita.

O jogador pode retirar e acumular sementes quando ao distribuí-las, alcançar com a última semente, uma casa do adversário que tenha 1 ou 2 sementes.

Nestas situações, o jogador esvazia a casa e colhe todas as sementes, conforme imagem abaixo:

instrucoes-3.jpeg

Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 - Oliver Merkel

Na imagem, vemos o jogador distribuir as sete sementes da casa 4, a última semente chegará na casa 11 que por sua vez terá 2 sementes. Como a casa tinha só 1 semente, o jogador poderá retirar e pontuar com estas duas sementes.

Colheita múltipla

Na situação de colheita ou retirada de sementes, todas as casas anteriores que também tiverem 1 ou 2 sementes também serão esvaziadas e colhidas pelo jogador.

instrucoes-5.jpeg

Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 - Oliver Merkel

Na imagem, vemos o jogador distribuir as 6 sementes da casa 6, sua última semente será na casa 12. Uma vez que esta tem 2 sementes, ela será esvaziada. Como a casa 11 tem somente 2 sementes no momento, ela será esvaziada também, assim como todas anteriores que tiverem 1 ou 2 sementes.

Krou ou volta completa

No caso de casas com mais do que 11 sementes, quando a semente der a volta completa for semear a casa original, esta deve ser pulada e permanecer vazia.

Dar a comer

Neste jogo, o adversário nunca pode ter fome! Se um dos jogadores não tiver nenhuma semente em suas casas, o adversário deve escolher uma semente de alguma de suas casas e entregar para o adversário.

Fim do jogo

O jogo termina quando nenhum jogador tem sementes suficientes para capturar sementes do adversário. Ganha quem tiver retirado o maior número de sementes.

Com informações do livro "A semente que veio da África" de Heloisa Pires Lima, George Gneka e mário Lemo e de Oliver Merkel. Imagens de Oliver Merkel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário